Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

“A Vida é Melhor Sem Aids”. Para difundir essa ideia, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas está promovendo uma série de ações e mobilizações que devem marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, acontece o 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral.

A Programação segue até o dia 6 de dezembro, e contará ainda com eventos na Praça do Bosque e no Parque Cesamar, intensificação das atividades educativas pelas Unidades de Saúde e Henfil; reunião com empresas e ONGs para levar prevenção até aos trabalhadores e roda de conversas com os jovens de instituições de ensino da cidade.

Dia Mundial

O dia 1º de dezembro marca, em todo o mundo, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Trata-se de uma data que serve para lembrar às pessoas a importância da solidariedade em relação às PVHA (pessoas vivendo com HIV/aids) e que é possível ter uma vida de qualidade mesmo com o vírus. No ano de 2013, a data será comemorada a partir do tema-chave: "Viva a Vida. Por uma Qualidade de Vida. A Vida é Melhor sem Aids".

O objetivo é sensibilizar a população – vivendo e não vivendo com HIV- quanto à importância da melhoria da qualidade de vida a partir da incorporação de hábitos saudáveis, como a alimentação, a prática de atividade física, atividades de lazer e o cuidado com a vida, de forma que a mesma seja com qualidade, incorporando os conceitos de prevenção positiva.

Seminário

Realizado na Praia das Arnos, das 12 às 18 horas na quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28, das 08 às 18 horas tendo como público-alvo prostitutas e mulheres vivendo com Aids o 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral, realizará testagem rápida de DST/Aids, vacinação, além de uma série de ações educativas e informativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, infecções, dentre outras questões relativas à saúde da mulher. A ação contará também com momento de discussão sobre violência contra a mulher.

Programação

25 e 26 – Curso Aconselhamento em DST/HIV/Aids; 04 turmas – capacitação para os médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre o aconselhamento em DST/HIV/Aids. A ação faz parte da ampliação da testagem rápida para as Unidades de Saúde da Família.

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

27 e 28 – 15º Seminário da Mulher e Saúde: Cidadãs Positivas, Nossa Saúde Integral.

Local: Praia das Arnos

Público: Prostitutas e mulheres vivendo com Aids

1º de dezembro – Passeio ciclístico: saída às 8 horas da Praça dos Girassóis para o Cesamar.

Parque Cesamar: Recreação para as crianças, em parceria com a Fundesportes. Atividade física para os adultos – parceria com as academias e área técnica da promoção da Saúde.

02 a 06 de dezembro – Intensificação dos trabalhos nas unidades básicas de Saúde e na comunidade.

06 de dezembro I Roda de Conversa: Viva a vida com qualidade. A vida é melhor sem Aids.

Local: Auditório Senac

Público: Jovens e adolescentes da rede pública, privada e das universidades

Parceria: Senai