Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em nota encaminhada à imprensa a Secretaria Estadual da Saúde esclareceu que a a Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína não serão fechados.

“O que há por parte do Governo do Estado é a iniciativa de federalização da Funtrop e do HDT através da doação das unidades à Universidade Federal do Tocantins (UFT). O Governo do Estado determinou que a doação só aconteça mediante o compromisso da continuidade da assistência prestada à população”, informou a Sesau.

Com relação aos servidores lotados nas duas unidades a Sesau explica que durante o ano de transição, continuarão com todos os benefícios adquiridos e após processo de federalização serão alocados em outras unidades do Estado na cidade.O projeto que prevê a federalização da Funtrop e HDT se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado para apreciação dos deputados estaduais. Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que, ao contrário do que foi equivocadamente especulado, a Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína não serão fechados. O que há por parte do Governo do Estado é a iniciativa de federalização da Funtrop e do HDT através da doação das unidades à Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vale destacar que o Governo do Estado determinou que a doação só aconteça mediante o compromisso da continuidade da assistência prestada à população.

Neste sentido, é necessário esclarecer também que:
•       Os servidores lotados nas duas unidades, durante o ano de transição, continuarão com todos os benefícios adquiridos e após processo de federalização serão alocados em outras unidades do Estado na cidade.

•       A Secretaria da Saúde ressalta que a federalização destas Unidades vem para agregar valor às duas instituições com aumento de investimentos e infraestrutura oriundos do governo federal, via UFT.

•       No projeto da UFT para Araguaína consta a abertura de novos cursos na área de saúde, incluindo residências médicas e cursos de medicina. Neste contexto, as duas Instituições servirão de campos de pesquisa e ensino.

•       O projeto que prevê a federalização da Funtrop e HDT se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado para apreciação dos deputados estaduais.