Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Daianni Parreira

Foto: Daianni Parreira

Localizada na região sudoeste da capital do Tocantins, há aproximadamente 9 km da Praça dos Girassóis, a Praia do Prata recebe turistas e visitantes desde o dia 12 de julho de 2003. Nesta sexta, 12, os comerciantes instalados na praia comemoram dez anos de implantação da praia e celebram as conquistas adquiridas durante esta trajetória.

Segundo o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, a praia conquistou a preferência tanto dos visitantes como dos moradores pelo seu estilo arrojado e ambiente família. “Além disso, conta com uma infraestrutura de ótima qualidade que propicia aos usuários momentos de descontração e lazer”, destacou.

O presidente da Associação dos Comerciantes da Praia do Prata, César Cordeiro Santiago ressalta que o que atrai os turistas é o ambiente rústico, as árvores nativas preservadas, além do atendimento. “Temos muito o que comemorar, passamos por momentos difíceis, mas conseguimos trazer os turistas, nos qualificamos, melhoramos a estrutura, hoje posso dizer que temos um excelente ambiente de entretenimento”, argumentou.

“Achei a praia muito boa para descansar a mente. Com esse ambiente aqui; a gente esquece dos problemas”, ressaltou o motorista Edimilson da Silva Viana, de Tocantinópolis. Já a advogada Jacilene Crispin, moradora de Brasísia (DF) destacou que pelo terceiro ano consecutivo passa férias em Palmas e a praia do Prata sempre entra no roteiro para trazer as crianças para brincar.

Culinária

O empresário César Cordeiro Santiago, que administra o restaurante Verão Vivo, comentou ainda, sobre a culinária desenvolvida no local, que também citou como um diferencial desta praia. “Aqui você encontra o melhor tucunaré frito e moqueca de peixe de Palmas, é a nossa especialidade”, destacou Santiago.

Outro prato bastante procurado é a caranha espalmada com molho de alcaparras, conforme conta o administrador do restaurante Araras, Sérgio Ricardo Abrante, um dos implantadores da praia.

Estrutura

A estrutura da praia conta com banheiros, telefones, sete restaurantes, barracas de palha distribuídas na orla do lago, quadra para a prática de esportes e ambiente reservado para acampamento. O local serve também como ponto de realização de eventos de médio porte, podendo acontecer eventos culturais, esportivos e de lazer.