Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Dando sequência a operação “Licença Negra” que desarticulou um esquema de corrupção que fraudava a emissão de licenças ambientais no Tocantins, a Policia Civil, prendeu na tarde desta quarta-feira, 17, o ex-assessor técnico do Naturatins, Flávio Henrique de Aquino Franchi, por suposto envolvimento com a quadrilha.

De acordo com escutas telefônicas realizadas pela Polícia Civil, com autorização da justiça, ficou comprovada que no Naturatins existia uma quadrilha formada também por funcionários que eram responsáveis por fraudar a emissão de licenças ambientais.

Conforme revelaram as escutas, também ficou evidente a participação de projetistas ou consultores no esquema de negociação ilícita para liberação de licenças ambientais.

Com base nas investigações, presididas pela delegado da Deic, Claudemir Luiz Ferreira, também foi decretado pela Poder Judiciário a prisão do servidor do órgão, Manoel Patrício Coelho Cabral Filho, suspeito de fazer parte do esquema.

As escutas feitas revelam a participação efetiva de Marques de Miranda, Inspetor de recursos Naturais e do Diretor de Recursos Florestais, Ruberval Barbosa de Alencar, além de outros sete envolvidos, elas também revelam organização da quadrilha, que contava com um chefe responsável pela coordenação das fraudes.

Até o momento foram identificados como suspeitos de participar do esquema fraudulento o inspetor de Recursos Naturais, Nascimento Marques de Miranda, o diretor de Recursos Florestais, Ruberval Barbosa de Alencar, Getúlio Abreu, Marcos Antônio de Aguiar Franco e Joab Pereira Leal. 
A investigações ainda seguem no intuito de identificar e localizar todos os envolvidos nos caso.