Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Arraiá da Capital 2013 começa hoje, 18, às 19h30min, e termina no dia 21 de julho, domingo, no Ginásio Ayrton Sena. Os grupos juninos realizam os últimos ajustes para que tudo aconteça da melhor maneira possível em suas apresentações. Para chegar em boas condições no Arraiá da Capital, os grupos se preparam durante 6 meses para o evento. Figurino, repertório e outras surpresas que podem acontecer durante as apresentações são cuidadosamente pensados com muita antecedência.

 

Na última terça-feira, 16, aconteceu o último ensaio aberto, onde todos os grupos juninos puderam fazer os últimos ajustes para a apresentação. O pátio da Escola Santa Fé, na região sul da capital, esteve repleto de integrantes de diversas equipes juninas. A expectativa e muito grande, e todos os envolvidos estão ansiosos para a apresentação.

 

Dona Elizete é costureira do grupo Cafundó do Brejo. Já é o oitavo ano consecutivo que é a responsável pelo figurino do grupo. Segundo ela, é um trabalho de muita responsabilidade. "Além de ajudarmos a pensar a roupa para a apresentação, temos que trabalhar muito para ajustar a peça em cada um dos integrantes do grupo. É um trabalho desgastante. Outra preocupação que temos que ter é o cuidado para que tudo isso seja feito em total sigilo. Não podemos deixar o modelo de nossas roupas vazar para os grupos rivais", completa.

 

O puxador, ou animador, como é chamado o integrante que puxa e anima o grupo, é outro membro muito importante. Jorge é puxador do grupo “Raízes do Meu Tocantins” há 5 anos e diz que é fundamental ter um cuidado especial com a voz nas semanas que antecedem ao “arraia”. "Como a coreografia, harmonia, casal de noivo, o animador também é avaliado pelos jurados, e nossa responsabilidade é muito grande. Temos que ter cuidado para não gripar, não ficar rouco, para que aconteça tudo perfeitamente no dia da apresentação”, lembra.

 

Alessandra é integrante do “Cafundó do Brejo” há 21 anos. De acordo com ela, não só para ela, mas para muitos envolvidos no grupo, este é o fim de semana mais importante do ano. "Somos apaixonados por festas juninas, e chegou a nossa hora. É um ano inteiro esperando o Arraiá e é agora que vamos mostrar ao público o trabalho que há muito tempo estamos preparando com muito carinho", enfatiza.