Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A base mais automatizada da BR Distribuidora no Brasil foi instalada no Tocantins e desde a última quarta-feira, 17, a empresa está autorizada a operar. A Licença Ambiental de Operação foi assinada pelo chefe de gabinete do Instituto Natureza do Tocantins, Rômulo Mascarenhas, e entregue ao gerente da Unidade, Fábio Roberto Mega, na tarde desta segunda-feira, 22.

Essa Licença de Operação autoriza o início da atividade de armazenamento e distribuição de combustíveis, derivados de petróleo, bicombustíveis e afins, na base de Porto Nacional, localizada no pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional, na área do distrito de Luzimangues, a 20 quilômetros da capital. 

Com validade de 5 anos, vencimento para julho de 2018, o empreendimento instalado ocupa 120 mil metros quadrados e um investimento de R$ 200 milhões. A nova base de distribuição tem por finalidade suprir a demanda local e ainda as regiões próximas, como o oeste da Bahia, sul do Maranhão, leste do Mato Grosso e parte do Pará, colocando o Estado do Tocantins em ponto estratégico para o desenvolvimento econômico. Além da oferta e regularidade de combustível, o empreendimento prevê ainda a geração de aproximadamente 200 empregos diretos.

Com a licença em mãos, o gerente do Terminal de Porto Nacional, Fábio Roberto Mega, informou que a previsão inicial de uma pré-operação é para o mês de setembro, mas que ainda dependem de uma licença da Agencia Nacional de Petróleo – ANP. Segundo ele, a meta para os primeiros seis meses de distribuição será entre 30 a 50 milhões de litros de combustíveis, com a possibilidade de aumentar e chegar a cem litros. “Essa é a nossa expectativa, porém tudo depende do mercado da região”, completou.

Esta unidade foi construída com tecnologia de ponta, tornando-se a mais automatizada do país no sistema de distribuição de combustíveis