Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A Associação da Praia do Pontal e do Desenvolvimento Ecoturístico, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aragominas, promove a Temporada de Praia 2013, Praia do Pontal. No domingo (21/07), o ponto turístico – as margens do Rio Araguaia – recebeu a 3ª edição do Rally das Motos.

A abertura oficial da praia ocorreu no início deste mês. Há cerca de oito anos, a associação – com o apoio do poder público e chacareiros – tenta alavancar a praia e torná-la opção para a população de Aragominas e demais turistas interessados em conhecer a praia, formada por três ilhas em quilômetros de extensão do Rio Araguaia.

“Queremos muito que a Praia do Pontal saia do anonimato. Há anos lutamos para que seja realizada a temporada e, mais do que isso, para que seja frequentada pela população de Aragominas e por todos os turistas do Tocantins e também do Brasil”, disse a presidente da associação, Raimunda Mendes, popular Rai.

Estrutura

Na praia foram instaladas estruturas para receber os turistas, como palco, som, barracas de palha e banheiros. Cerca de 10 barraqueiros ofertam produtos e serviços. Pontos de apoio da Policia Militar e da Secretária de Saúde também foram instalados. Barqueiros credenciados pela associação fazem a travessia dos turistas, ao preço de quatro reais durante o dia e cinco reais durante a noite.

Aposta

O prefeito Sebastião Tático (PP) espera que a Praia do Pontal seja reconhecida também pelos órgãos competentes. “Apoiamos a realização da praia, dando suporte na instalação de algumas estruturas fundamentais ao recebimento do turista. Porém, temos plano de cadastrá-la nos órgãos estaduais e federais – voltados ao desenvolvimento do turismo – para angariarmos recursos”, disse o gestor municipal.

Rally das Motos

Entre os atrativos da praia esteve a realização da 3ª edição do Rally das Motos, que concentrou pilotos de diversos municípios da região norte do Tocantins. Os motoqueiros correram em circuito fechado, remanejados em três categorias: nacional, importados e força livre.

Como premiação, os três primeiros colocados levaram troféus e dinheiro. A competição teve o apoio do vereador de Aragominas, Silva Rosa (PPS).

Características

A praia do Pontal possuí uma das maiores orlas entre as praias do Tocantins, o que possibilita a formação de inúmeros acampamentos isolados. Os bancos de areias emersos no rio deixam as águas razas, o que oferece maior segurança aos banhistas.

Presenças

Todo ano, o turista Denis Wever de Oliveira – acompanhado da família – sai de Goiânia para desfrutar a praia do Pontal. “Sempre que venho aqui fico mais encantado com a exuberância dessa praia, formada por fauna e flora riquíssimas. Percorro mais de mil quilômetros de distância porque sei que vale muito a pena. O ponto turístico tem tudo para crescer”, frisou.

Além do turista, compareceram também o deputado Estadual Vilmar do Detran (PMDB) e o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).

Localização

A praia fica localizada a 98 quilômetros de Aragominas, próxima às praias do Escapole e dos Cabraus. Cinquenta e oito quilômetros desse percurso são de estrada de chão.

A temporada da praia do Pontal encerra neste próximo domingo (28/07) com a competição de Pesca Esportiva. Durante toda a temporada, shows de artísticas regionais agitam os turistas. (Ascom ATM)