Um homem de 66 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, na tarde de quinta-feira, 11, em Aragominas, após colidir sua motocicleta com uma viatura da Polícia Civil do Tocantins, esta que voltava de uma operação na cidade de Santa Fé do Araguaia.
O delegado Fernando Rizério Jayme explica que a prisão foi realizada por policiais civis da 25ª Delegacia de Polícia, logo depois do homem colidir com a viatura, não observando a preferencial da avenida.
“No local, a equipe apurou que o idoso era morador de Aragominas e que momentos antes do fato estava ingerindo bebidas alcoólicas em um bar, do qual teria saído conduzindo a motocicleta pela calçada. No trajeto, adentrou à via pública olhando para o outro lado. Desatento e sem verificar se vinha algum veículo, ele ingressou na via e a atravessou até a outra mão, chocando-se com a viatura caracterizada da Polícia Civil, que possuía a preferência na via”, informou o delegado.
Durante o interrogatório, o homem informou que ingeriu aproximadamente sete cervejas e só viu a viatura quando bateu nela. Com o impacto da batida, houve danos materiais na viatura, com a quebra do retrovisor lateral. O autor disse ainda que tem conhecimento de que é crime dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Os agentes de polícia fizeram levantamentos e apuraram também que o autor não possui carteira nacional de habilitação para a condução da motocicleta, a qual ficou apreendida na Delegacia de Polícia Civil Aragominas.
Ao ser preso, o homem foi conduzido para a 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, onde foi ratificada a prisão pelos crimes de embriaguez ao volante e direção inabilitada, sendo autuado em flagrante. Na unidade policial, o delegado plantonista arbitrou uma fiança de dois salários mínimos, a qual não foi paga pelo autor, que então foi recolhido à unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
Para o delegado Fernando Rizério, a prisão do homem, mesmo que de forma inusitada, é de grande importância, uma vez que além de não possuir habilitação, ele ainda estava embriagado e colocando a própria vida e a de terceiros em risco. “A prisão desse indivíduo mesmo que meio por acaso, é importante pois, dessa forma uma pessoa sem habilitação e que ainda estava sob efeito de álcool, foi retirada de circulação, sendo que o próprio autor confessou que estava de fato embriagado e que sabia que o fato era crime”, disse o delegado. (SSP/TO)