Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Estado trabalha nas soluções para reduzir os cargos comissionados e contratos temporários visando atingir a meta de 15% de corte estipulada pelo Comitê gestor da atual administração. Semana passada o comitê confirmou que ainda não conseguiu atingir a meta e que pode inclusive antecipar a extinção de alguns contratos.

O Diário oficial da última sexta-feira, 26, trouxe a extinção de 359 contratos temporários e ainda 157 exonerações de servidores em cargos comissionados. A Secretaria Estadual da Educação é a que mais extinguiu contratos até agora desde o anúncio das medidas de contenção: 227 extinções. Em seguida vem o Naturatins com 69 extinções e a Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública com 37 contratos extintos.

Já com relação aos cargos comissionados da estrutura  a Adapec foi a que mais cortou registrando assim 55 exonerações de cargos. Pastas com estrutura bem maior como a Seduc  e a Seagro, por exemplo, cortaram apenas 19 e 13 cargos respectivamente.

Pastas que já tinham estrutura reduzida como a Secretaria de Defesa Social por exemplo já exonerou 12 cargos enquanto que a Seplan, com estrutura bem maior, registrou apenas 11 exonerações. A Secretaria de Segurança Pública extinguiu apenas cinco cargos, a Setas, quatro e a Agetrans seis.  O Ruraltins registrou 26 exonerações.

Na semana passada o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, afirmou que o governo está focado na redução de custos da administração estadual para, sem prejudicar os servidores efetivos, ter mais recursos financeiros para as atividades fim.

Corte salarial

Quando os deputados estaduais retornarem do recesso parlamentar a Casa de Leis deve apreciar o projeto que trata da redução de 25% no salário do governador Siqueira Campos, 20% no do vice, João Oliveira e mais 10% no dos secretários estaduais. Esta é mais uma medida para reduzir o custo da máquina.