Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira/ATN

Foto: Marcio Vieira/ATN

Localizada a 413 quilômetros da Capital, na região sudeste do Tocantins, a cidade de Arraias completa nesta quinta-feira, 1º, 273 anos de história. Para comemorar a data, a programação de aniversário conta com atividades esportivas, culturais, inaugurações de obras públicas, atendimento especial a saúde da mulher e missa em ação de graças.

As comemorações em torno do aniversário de Arraias têm início às 6h, com maratona pelas ruas da cidade. Em seguida, será a vez de arrear os cavalos para participar da quinta Cavalgada do município; e a partir das 8h começa o atendimento da Carreta ‘Saúde da Mulher, Saúde Cidadã’ às mulheres do município e das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso.

Aeroporto

Às 8h, o Governador Siqueira Campos inaugura o aeroporto da cidade de Arraias, que trará benefícios aos 10.645 habitantes da região com deslocamento facilitado, favorecendo a logística da região sudeste. Segundo a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), o valor investido na obra é de mais de R$ 9 milhões para construção de pista de pouso e decolagem com 1.500 metros de comprimento por 30 metros largura, pavimentação asfáltica, terraplanagem e pátio para estacionar aeronaves e veículos.

 Já às 9h, será celebrada missa em ação de graças pelo aniversário da cidade e do Governador, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Às 10h, Siqueira Campos segue para a inauguração do Museu Histórico e Cultural de Arraias, que vai expor as histórias da criação e emancipação da cidade, dos quilombos da região e da Coluna Prestes.

 Seguindo a programação, haverá inauguração do laboratório da Escola David Aires França, visita técnica ao Centro de Ensino Profissionalizante e visitação ao museu Coluna Prestes, obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Apresentações

Ainda pela manhã, em frente ao museu da cidade, serão realizadas apresentações musicais das Bandas da Polícia Militar e Orquestra Sinfônica Amor Perfeito; além dos grupos de Capoeira Chapada dos Negros e de Catireiros.  Durante a tarde, na Praça da Matriz, haverá a abertura oficial da quinta Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias.

As comemorações pelos 273 anos de Arraias entram pela noite com a realização da primeira Feira DeliciArte, que ocorrerá na Praça da Matriz. Também acontecerão premiações pela Maratona, Projeto Férias na Biblioteca, Festival CantAlegria e Concurso de Poesia Tributo a Arraias. O dia de comemorações pelo aniversário da cidade termina com a apresentação da Banda Soneto, às 22h, na Praça da Matriz.

História

A história de Arraias começou no Ciclo do Ouro. Em meados do século XVIII, uma missão jesuíta se instalou próxima ao local onde hoje é a cidade, formando um aldeamento com o nome de Boqueirão dos Tapuios. Os primeiros negros, vindos de quilombos destruídos, começaram a chegar à região, ocupando um local conhecido como Chapada dos Negros. A partir daí estava fundado o Arraial da Chapada dos Negros. (ATN)