Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Na mesma época em que nasciam a Bossa Nova e o Cinema Novo, em que acontecia a revolução do teatro brasileiro e o golpe militar da década de 60, surgia um artista plástico precoce, polêmico e crítico. Claudio Tozzi, hoje vanguardista de temas e técnicas que se tornaram sua marca, volta a expor a mostra “Canteiro de Obras” no Sesc Palmas no dia 3 de agosto, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A primeira vez que o artista apresentou seu trabalho no Tocantins foi em 2007, na inauguração da Galeria Sesc de Artes, na capital. Seis anos depois, as mesmas obras retornam para encantar o público palmense. Mulher na Janela (1967), Multidão (1968), Astronauta (1969), Guevara vivo ou morto (1968) e Módulo lunar (1970) são serigrafias marcantes baseadas em movimentos sociais da época.

Pintor e desenhista, Tozzi prioriza os temas urbanos e conflitos sociais em seus trabalhos. Muitas de suas obras dizem respeito aos protestos que os estudantes organizavam contra a ditadura militar. O artista foi, também, pioneiro ao retratar as profundas transformações que se passavam no âmbito feminino.

Com 37 obras, a Mostra faz parte do projeto Arte Sesc e fica em Palmas até dia 31 de agosto. Da capital, o trabalho segue para Porto Nacional, Gurupi e Araguaína.

Em “Canteiro de Obras” o público vai se deparar com serigrafia e fotolito no estilo pop art, com cores, formas e enquadramentos típicos dos quadrinhos da década de 60. A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Escolas e outras instituições interessadas podem agendar visitas por meio do telefone.