Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social nesta sexta-feira, 2, e amanhã, sábado.   Neste ano, o encontro trabalha o tema “A Gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”. A abertura do evento acontecerá nesta sexta no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), a partir das 19 horas, com a palestra ministrada pela Conselheira Nacional de Assistência Social,  Aldenora González.

Nesta edição, o CMAS e demais participantes deverão analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, além de eleger delegados para a Reunião Regional Descentralizada. O SUAS como um sistema público que tem por função, a gestão da política de assistência social no Brasil, atua nos âmbitos municipal, estadual e federal, monitorando o conjunto de projetos, serviços e benefícios sociais que são prestados à população.

Durante o evento, os participantes discutirão os subtemas e logo após serão elaborados os relatórios com as propostas de cada grupo de trabalho, a Comissão Organizadora irá elaborar o relatório final com propostas a nível estadual, federal e municipal. Toda a população está convidada a participar, desde usuários dos serviços, autoridades, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, entidades, entre outros.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS),  Ana Néri, a VII Conferência Municipal de Assistência Social reconhece  a co-responsabilidade  de cada ente federado, tendo como suporte a realidade municipal. “Todos os participantes são peças fundamentais  que garantem  um importante passo  na direção para a compreensão dos entraves e, sobretudo, reconhecer as possibilidades e potencialidades que o município possui para construção coletiva do SUAS,” explica.

Pré-Conferências

Anterior à Conferência Municipal de Assistência Social, o Município promoveu realização de quatro encontros envolvendo as comunidades para levantar as demandas locais sobre a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS. Durante os encontros foram elaboradas propostas de acordo com os eixos: “Serviços, programas e projetos ofertados pela assistência social”; “a estrutura dos equipamentos públicos”; “atendimento e acolhida à população”; “espaços que garantem a participação social”; “acesso aos programas, projetos e serviços ofertados pela rede e benefícios”.

O relatório de resultados e propostas encaminhadas ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) será deliberado na VII Conferência Municipal de Assistência Social.

Programação da VII Conferência

Dia 02/08

 19 h-  Abertura-  Apresentação Cultural

 20 h – Palestra Magna – “A Gestão e o Financiamento na Efetivação  do SUAS” – CNAS - ministrada pela Conselheira   Nacional de Assistência Social,  Aldenora González.

Dia 03/08

8h –       Credenciamento;

9h -        Aprovação do regimento interno;

 9h30 -   Retrospectiva das últimas Conferências;

10h-       Intervalo;

10h15- Mesa Redonda com os 06 Eixos Temáticos;

12h -   Almoço;

13h30-  Trabalho de Grupo;

14h30 – Plenária dos grupos;

15h30 -  Eleição de delegados;

16h30 – Apresentações de moções;

17h -      Encaminhamentos finais;

18h -   Encerramento.