Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Foro Trabalhista de Araguaína (TO) será a próxima unidade do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) a receber o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). A ferramenta será instalada nas duas Varas da cidade na próxima quinta-feira (8/8), com a presença da presidente do TRT10, desembargadora Elaine Vasconcelos. Segundo a diretora do Foro, juíza Rosarita Caron, está tudo pronto para a implementação do sistema. “Os magistrados, os servidores e os advogados foram treinados e ainda haverá um reforço nesta semana”, afirmou.

Para a magistrada, os maiores benefícios do PJe-JT serão o fim dos autos físicos e a celeridade na tramitação. “A expectativa de modernização é boa, mas temos de ver como será na prática”, disse. A diretora do Foro apontou que o TRT10 fez tudo para implantar a ferramenta da forma correta, mas ressaltou que o programa é do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ainda está em construção e apresenta alguns problemas na distribuição dos processos.

A diretora de Secretaria da 1ª Vara de Araguaína, Josabeth da Mota Rodrigues, está ansiosa pela chegada do processo eletrônico. “O PJe vai transformar a nossa rotina e agilizar os procedimentos para as Varas e para as partes. O fato de não mexer com papel vai facilitar nosso dia a dia e tornar o serviço mais confortável”, assinalou.

A facilidade de localização dos autos foi destacada pelo diretor de Secretaria da 2ª Vara de Araguaína, Wellington Holanda. Ele apontou ainda que os advogados não precisarão ir ao Foro para ajuizar ações e peticionar. “Há mais de quatro anos, os servidores da Vara trabalham em todas as etapas do processo, já se antecipando ao PJe”, frisou.

A mesma vantagem foi destacada pelo advogado José Adelmo, que atua há mais de 20 anos no Foro de Araguaína. “A nossa expectativa com relação ao PJe-JT é muito boa. O pessoal do meu escritório e de outros da região já está preparado para operar o novo sistema. Veja essa instalação ocorrendo com muita tranquilidade, principalmente, porque não será mais necessário sair do escritório para acessar os processos. Além disso, haverá uma economia processual muito grande”, avaliou.

O PJe-JT será instalado ainda nos foros de Taguatinga em 5 de setembro e de Brasília em 7 de novembro. Com isso, todo o TRT10 estará funcionando com a ferramenta, ultrapassando a meta do CSJT, que previa a instalação do processo eletrônico em pelo menos 40% das Varas de cada Regional neste ano.