Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O 11º levantamento de grãos para a safra 2012/13, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, dia 08, aponta que o Tocantins será o maior produtor de algodão, arroz e soja, entre os sete estados da Região Norte. O levantamento mostra também que o Estado produzirá 2.628,4 milhão de toneladas de grãos nesta safra, sendo o destaque da região.

A soja, que é o principal grão produzido no Tocantins, registrará um aumento de 11,1% nesta safra, numa comparação com a anterior. O levantamento aponta que o Estado produzirá 1.536,4 milhão toneladas de soja este ano, contra 1.382,9 da safra anterior. Este crescimento é decorrente de um aumento de 21,8% da área plantada de soja no Tocantins. O plantio da soja ocupa uma área de 549,5 mil hectares.

Segundo o levantamento, a produção de arroz no Estado, que é a maior da Região Norte, será de 565,7 mil toneladas na safra 2012/13, registrando aumento de 27,9% numa comparação com o ano anterior, em que foram produzidas 442,3 mil toneladas. O crescimento do arroz se deve ao aumento da produção de arroz irrigado, que já corresponde por mais de 80% da produção deste grão no Tocantins.

Já o algodão, o destaque para a safra 2012/13 no Tocantins é o crescimento da produtividade, que cresceu 8,6% numa comparação com o ano anterior. O Estado, que tem a maior produção de algodão da Região Norte, deverá ter uma safra de 18,9 mil toneladas este ano, conforme aponta o relatório da Conab.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) Genebaldo de Queiroz, o Tocantins tem condições diferenciadas para o plantio de grãos, numa comparação com os demais estados da região Norte, o que justifica o destaque da produção. “Aqui temos uma série de condições propícias para o desenvolvimento de grãos, como solo favorável à mecanização do plantio, clima adequado e uma logística diferenciada, com rodovias e a construção da Ferrovia Norte Sul”, avaliou Queiroz.

Demais culturas

O levantamento completo da Conab também aponta a produção de outras culturas de grãos no Tocantins, como o milho que devem ser produzidos 447,8 mil toneladas na safra 2012/13. A produção de sorgo deve ser de 36,7 mil toneladas e de feijão de 24,2 mil toneladas nesta safra, conforme o levantamento. A Conab também estima que o Tocantins deve produzir seis mil toneladas de amendoim nesta safra.