Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável se reuniram na manhã desta quarta-feira, 14, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para deliberar sobre o regimento da entidade e a atuação da mesma. A intenção dos conselheiros é atuar de forma mais ativa na construção e planejamento das políticas públicas para o setor rural.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, falou da responsabilidade e importância do Conselho. “Esta é uma ferramenta vital para o bom andamento dos nossos trabalhos. Vamos trabalhar em parceria com os conselheiros e buscar manter muita transparência em todas as nossas ações”, frisou Sahium.

“Estamos otimistas com as ações que nos foram apresentadas pelos gestores municipais e a partir de agora vamos nos reunir mensalmente para acompanhar de perto tudo o que for implementado para o setor”, afirmou Maria de Lurdes Silva, presidente da Central das Associações de Produtores Rurais de Palmas.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é um órgão consultivo e deliberativo ao qual compete dentre outras atribuições exercer vigilância sobre as execuções das ações previstas no planejamento da SEDER, sugerir políticas e diretrizes às ações do Executivo Municipal no que concerne à produção, à preservação do meio ambiente, ao fomento agropecuário, à organização dos agricultores e à regularidade do abastecimento alimentar do município; além de emitir parecer conclusivo atestando a viabilidade técnico-financeira das ações propostas pelo poder público municipal no que concerne às demandas dos agricultores.

Nesta primeira reunião de 2013 participaram Pedro da Silva Pimentel – Ruraltins, Maria de Lurdes Silva – Central das Associações de Produtores Rurais de Palmas, Kátia Socorro de Queiroz – Banco da Amazônia, Irenice Brito Antunes - Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais, Luiz Inácio de Macêdo – Banco do Brasil, David Lins Ferreira – Conselho de Municipal de Alimentação Escolar e Jadson Freire – Sindicato Rural de Palmas. (Secom Palmas)