Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O IV Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte começou com discussões sobre o sistema de produção e distribuição de energia elétrica, nesta quinta-feira, 22, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, em Palmas. Na abertura do encontro o interventor da Celtins, Isaac Averbuch, falou sobre a área de atuação da concessionária, bem como dos investimentos que a distribuidora vem realizando nos últimos anos e avaliou como fundamental o encontro de conselheiros. “Neste encontro os conselheiros tem a chance de trocar experiências e conhecer melhor o sistema elétrico e os seus direitos como consumidores”, afirmou.

 Na ocasião, o especialista da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gustavo Alexandre Nery, explicou que as distribuidoras precisam participar de leilões para comprar energia e que o repasse dessa compra aos consumidores está previsto nos contratos de concessões. “As distribuidoras não têm opção de comprar energia de quem quiser, elas precisam participar de leilões, realizados pela Aneel”, destacou.

 “O setor elétrico passa por um momento delicado, parece que todos esses problemas são transformados em cifras jogados para a sociedade, por isso precisamos desses debates”, esclareceu Carlindo Lins, presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen).

 IV Encontro

Sediado em Palmas e organizado pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins), o IV Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Norte termina nesta sexta-feira, 23, com uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Lajeado e uma palestra sobre Metodologia e Metas para os Indicadores de Reclamações (DER e FER), que será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, Nelson Fonseca Leite. (Com informações da Assessoria)