Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Criar um serviço de Disque Racismo em esfera Estadual; promover em meio midiático a difusão de informações voltadas às relações étnico raciais para o combate e enfrentamento ao racismo; garantir no Ministério Público Federal e Estadual setores que tratem das questões quilombolas e afrobrasileiras; garantir no Plano Plurianual (PPA) dos estados e municípios 1% do orçamento para a execução das políticas de igualdade racial voltadas às comunidades tradicionais; Implantar banco de dados para mapeamento da violência contra negros e comunidades tradicionais, em parceria com a sociedade civil, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Universidades públicas e privadas. Essas foram algumas das propostas votadas durante a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial - Conepir, finalizada no último dia 24, em Palmas, e que deverão ser apresentadas durante a Conferência Nacional de 05 a 07 de novembro, em Brasília.

A III Conepir teve início no último dia 23 e contou com a participação de delegados eleitos em conferências regionais/municipais ocorridas em Paranã, Miracema, Porto Nacional, Palmas, Araguaína e Esperantina.

O servidor da Secretaria de Defesa Social, André Luiz Gomes da Silva, um dos organizadores do evento estadual, avaliou como positiva a realização da Conepir. “Nosso objetivo foi atingido, desde o processo de mobilização, passando pela realização das conferências no interior do Estado e pela conferência estadual, levaremos para Brasília 40 propostas, sendo 10 de cada eixo”.

Os eixos trabalhados são voltados ao combate ao racismo, políticas públicas de promoção da igualdade racial, arranjos institucionais para assegurar a promoção da igualdade racial; controle social e participação; igualdade racial nos espaços de decisão,

A delegação tocantinense participará do evento nacional que tem o tema: “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo”.