Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A partir desta segunda-feira, 26, a comunidade palmense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do universo das artes plásticas, por meio da exposição de arte “Do Cotidiano”, que abre a I Semana de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – campus Palmas.

A mostra é assinada pelo artista plástico Cláudio Montanan, que já expôs suas criações em diversos estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.

A exposição, que é aberta a toda comunidade, será lançada a partir das 19h30, no Salão de Exposições da Biblioteca João Paulo II do campus Palmas e estará disponível à visitação até o dia 28 de setembro.

Na mostra Montanan apresentará obras que retratam o cotidiano do campus, seus alunos e atividades, explorando linhas, cores e texturas por meio de recursos específicos da serigrafia.

 “As imagens referenciais utilizadas se fundem e se transformam em ambientes mutantes, que dão origem a outras realidades, revelando sua natureza particular: a formação. As idiossincrasias na coletividade... A transformação material e o desenvolvimento intelectual... Antagonismos, perspectivas...”, ressalta o artista, que é bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria.

A exposição é realiza dentro da I Semana de Arte e Cultura do IFTO – campus Palmas, que entre os dias 26 e 29 de agosto vai oferecer oficinas, palestras, mostras, exibições cinematográficas, curta-metragens, exposições Artísticas, sarau de poesia e diversas atividades de Cultura e Arte. A Semana é aberta a toda comunidade e as atividades são gratuitas.