Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

João do Carmo Batista, 58 anos, faz parte da Colônia de Pescadores de Lajeado e está ansioso para pegar sua carteira de pescador para começar a trabalhar com tanques rede. “Poderemos produzir ainda mais peixe, mas precisamos que o consumo aumente também e esse evento é muito importante”, disse o futuro pescador, que prestigiou juntamente com mais de 30 pescadores, a abertura da 10ª Semana do Peixe no Tocantins. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 02, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas, e contou com a presença do subsecretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, representando o governador Siqueira Campos.

Pádua lembrou que o governador Siqueira Campos se preocupa com a pesca e aquicultura e no primeiro momento que tomou posse, criou a subsecretaria de pesca e aquicultura na Seagro, nomeando Miyuki Yashida para assumi-la. “Já caminhamos muito e estamos resolvendo problemas como o licenciamento. O Governo Federal e Estadual estão empenhados nisso. Outro ponto positivo é o lançamento dos editais para a utilização do lago com tanques rede. Assim vamos aumentar nossa produção significativamente”, disse.

Outras questões resolvidas e que agora incentivam o setor, destacou o secretário, foi a autorização para a produção de tambaqui em águas públicas da União, autorizada ainda em 2012; assim como a capacitação dos técnicos para trabalharem como multiplicadores; e a criação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. “Já fizemos muita coisa e pode ter certeza que o Governo do Estado vai continuar dando todo apoio possível porque ele considera a pesca e aquicultura muito importante a nossa economia”, disse Padua.

O superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Guilherme Vaz Burns, disse que o Ministério tem a missão de aumentar a produção de peixe no País, mudando a qualidade de vida dos pescadores. “É um desafio muito grande e que passa pela transferência de tecnologia e o Tocantins está na frente porque nenhum outro estado tem a Embrapa Pesca e Aquicultura como o Tocantins. E acredito que vai dar certo porque as pessoas que estão à frente desta proposta são sérias e desejam o mesmo: o desenvolvimento”, comentou Burns.

Presença

O auditório lotado de pescadores, técnicos e servidores foi motivo de elogio de vários representantes de entidades, como a presidente do Ruraltins, Miyuki Yashida e do secretário municipal de Agricultura, Roberto Sahium. “Estamos vendo o setor se fortalecer e isso é a realização de um sonho. Há muito tempo não via uma abertura tão bonita, com tantas pessoas prestigiando. Parabéns a todos”, disse Myuki durante o evento.

Também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, a prefeita de Lajeado, Márcia Reis, o superintendente Federal da Agricultura, Jalbas Manduca, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Agostinho Chaves, o superintende do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, entre outros.

Programação

A semana do peixe começou no dia 1º e segue até o próximo dia 15. O objetivo é estimular o consumo de pescado e seus derivados, através da participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, empresas e instituições parceiras. Dentro da programação, serão realizados cursos, palestras, seminários, festival gastronômico, degustações, blitz educativa, campeonatos de pesca esportiva, promoções em supermercados, além de atividades promovidas nas colônias de pescadores de Palmas e no interior do Estado. O ponto alto do evento será no dia 06, com a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para o lançamento oficial dos editais do parque aquícola do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães.

Resultados

Comprovando a importância da Semana do Peixe, em 2012 o consumo neste período aumentou 20% e conseguiu reduzir os preços em 24%, segundo dados do MPA. A atual campanha vai contar com a adesão de 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias do País, que divulgarão cartazes e cartilhas e oferecerão pratos à base de pescado.

Mais informações das atividades da semana do peixe estão disponíveis no site do MPA, www.mpa.gov.br (Ascom Seagro)