Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em discurso como líder do PEN na Câmara dos Deputados nesta última terça-feira (03/09) durante sessão que aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Voto Aberto, a deputada federal Nilmar Ruiz disse que é um direito do eleitor saber como vota o parlamentar que ajudou a eleger como seu representante na Câmara. “O eleitor tem o direito de saber como o seu representante vota. Assim poderá escolher melhor”, disse.

Nilmar também defendeu a transparência no parlamento como forma de responder aos anseios da sociedade. “A sociedade e todos nós políticos queremos total transparência das ações. Nesse momento, há uma disposição maior por parte de todos os segmentos para se discutir política e isso é muito importante para o País”, reforçou Nilmar.

A deputada considera que a aprovação da PEC do Voto Aberto pode aproximar o parlamento da população e incentivar a participação popular na discussão de temas importante para o país. “Com o Voto Aberto, o parlamento fica mais próximo da população. O voto totalmente aberto é o que o Brasil precisa e quer nesse momento”, pontuou Nilmar. 

Voto Aberto

A PEC do Voto Aberto foi aprovada na sessão desta terça-feira (03/09) na Câmara por 452 votos a favor e nenhum contra. A PEC  acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação. A medida vale para as deliberações da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores.

A PEC foi aprovada em segundo turno e seguirá para o Senado, onde também será votada em dois turnos.