Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

No Brasil, cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados todos os anos, de acordo com o Ministério da Previdência. Para minimizar esse número, o País conta com uma legislação que trata das condições ideais de segurança, proteção e preservação da saúde no trabalho em serviços de saúde. Este assunto será o tema do debate NR-32, mitos e verdades: um desafio para a saúde, a ser apresentado pela Rede Sesc-Senac de Teleconferência no dia 12 de setembro de 2013, das 15h às 17h30. 

No Sesc, o debate será exibido gratuitamente no auditório sede administrativa / Fecomércio, na quadra 301 Norte. O tema será abordado sob diversos pontos de vista, contando com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e do Governo. 

Os palestrantes já estão confirmados: Antônio Carlos Ribeiro Filho, coordenador da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR-32 (CTPN); Maria Nelcy Oliveira da Costa, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Pouso Alegre/MG; Luís Sérgio Soares Mamari, representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e coordenador da Bancada Patronal na CTPN; e Vera Lúcia Cantalupo, assessora técnica da Confederação Nacional das Instituições Financeiras na CTPN. 

O programa será dividido em dois blocos: o primeiro tem formato de entrevista e abre espaço também para depoimentos de membros da CTPN e do quadro “Povo Fala”, revelando dúvidas de profissionais do setor da Saúde; no segundo, os participantes respondem às perguntas dos telespectadores. 

A mediação será feita pelo jornalista Sidney Resende, com apoio de Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões pelo telefone 0800-283-0270.

Com transmissão ao vivo, direto dos estúdios do Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro, a teleconferência abrange mais de 400 salas e auditórios espalhados por todos os estados brasileiros.

NR-32

A Norma Regulamentadora 32, ou simplesmente NR-32, representa uma grande conquista para os trabalhadores que atuam em estabelecimentos de saúde em todo o país. Publicada em 11 de novembro de 2005, a NR-32 protege trabalhadores que se expõem a riscos físicos, biológicos, químicos e a radiações ionizantes, incluindo profissionais das áreas de ensino e pesquisa e os que cuidam da limpeza e conservação do ambiente e da manutenção de máquinas e equipamentos.

Para participar, entre em contato com o Núcleo de Desenvolvimento Técnico do Sesc pelo telefone 3219-9146 ou pelo e-mail capacitações@sescto.com.br .