Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Será aberto nesta quarta-feira, 11, às 19 horas, o IV Encontro Estadual de Catadores do Estado do Tocantins. O evento, que acontece no bloco A do campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins, tem apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e é uma realização da Rede de Educação Cidadã e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa).

O evento, que segue até sexta-feira, 13, contará com palestras, debates e oficinas. O objetivo, de acordo com a coordenadora de Ações Ambientais Descentralizadas da Semades, Karine Bernardo, é proporcionar conhecimento básico e técnico aos catadores e fortalecer a gestão dos resíduos sólidos do Tocantins. “Articulamos em todos os municípios para que tragam representantes das associações e cooperativas de lixo. É importante que todos os catadores percebam a importância deles dentre da Política Nacional de Resíduos Sólidos e que os gestores municipais reforcem parcerias que incentivem a valorização destes profissionais”, conta Karine.

A educadora ambiental da Rede de Educação Cidadã, Conceição Oliveira, lembra que estão sendo esperados cerca de 80 catadores da Capital e interior para o encontro. “É um momento de adquirir mais conhecimento. Os catadores vão saber quais os seus direitos, deveres, até onde cobrar os seus gestores e ainda entender como a Política Nacional de Resíduos Sólidos atende aos catadores de materiais recicláveis”, aponta Conceição.

História

Fundada em 25 de setembro de 2005, a Ascampa possibilita que os catadores e catadoras tenham melhores condições de trabalho, bem como aumento na sua renda familiar com comercialização conjunta da produção, fortalecendo assim o convívio coletivo e o cooperativismo. O objetivo da associação é promover a inclusão social dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Tocantins, bem como reduzir o número e o volume de resíduos que se destinam ao aterro sanitário através de alternativas para o reaproveitamento. (Ascom Semades)