Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, dia 16, até a próxima sexta-feira, 20, uma equipe da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) estará no Jalapão, Leste do Estado, mais precisamente nos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins, para debater com duas comunidades quilombolas projetos para desenvolvimento da região, através do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). A ideia é integrar a agricultura ao turismo e que, unidas, as duas atividades melhorem as condições de vida da população da região.

Conforme a responsável pelo programa na Seagro, Juliana Melo, em encontro, na semana passada, foi discutido com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), de que forma a agricultura poderia se integrar ao turismo na região, de modo sustentável, como na produção de hortaliças ou de doces caseiros. Juliana explica que nesta semana os técnicos irão conhecer a realidade das comunidades Mumbuca, em Mateiros, e Lagoa da Prata, em São Félix do Tocantins, e discutir in loco projetos que interessem à comunidade e que ao mesmo tempo sejam viáveis. “A intenção é ter um olhar mais profundo sobre o sistema de produção dessas comunidades para que depois possamos definir as metas físicas do projeto”, explicou.

Após a visita de cinco dias, os técnicos da Seagro voltarão a se reunir com a Adtur, no próximo dia 26, para debaterem então uma proposta mais elaborada para a região, a partir das necessidades das comunidades e da análise de viabilidade.

Programa

O PDRIS é financiado pelo Banco Mundial e tem US$ 375 milhões, sendo US$ 10 milhões são para investimentos no setor agropecuário do Estado. A Seagro é responsável pela execução do subcomponente: fomento do desenvolvimento local e regional cujo objetivo é desenvolver a capacidade produtiva do Estado e promover maior integração entre as cadeias de produção e o mercado. São beneficiadas pelo PDRIS as regiões de Araguaína e Colinas do Tocantins, no Meio-Norte, e as regiões Sudeste e do Jalapão. (Ascom/Seagro)