Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em razão das altas temperaturas registradas nos últimos dias no Estado do Tocantins,  a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) recomenda que, meditante o entendimento com as famílias, cada unidade de ensino poderá reduzir o período das atividades escolares no turno vespertino, enquanto durar a estiagem, conforme orientações abaixo:

a)- Escolas em tempo integral deverão antecipar o horário de término das atividades escolares em até 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos. Esta orientação de aplica também às escolas com jornada ampliada;

b)- Escolas que atendem o período parcial de aulas, no turno vespertino, deverão praticar a tolerância de 1 (uma) para a entrada dos alunos ou 1 (uma) hora para a saída dos alunos.

A Seduc informa que tem investido em reformas, ampliação e construções de escolas para melhor acolher os alunos e os profissionais da educação, assim como para suprir as escolas com equipamentos que proporcionem melhor conforto no período de aula. Acrescenta que começou a distribuir um lote de 3.640 aparelhos de ar-condicionado e 4.000 ventiladores que seguem para todas as escolas. A aquisição de 3.500 climatizadores, que também serão destinados a todas as escolas, está em fase de licitação, com a previsão de início de distribuição em outubro desse ano.

Para as unidades escolares que já têm aparelhos de ar-condicionado ou climatizares, e por esta razão, oferecem condições de conforto climático aos alunos e aos professores, recomendamos que seja mantido o período normal de aulas, tomando o cuidado de evitar atividades que exijam esforços físicos. Fica a critério de cada unidade pensar atividades leves para os últimos horários do turno, como aulas de leitura, vídeo aulas, entre outras. (Ascom Seduc)