Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Dia 2O de setembro é o Dia do Gaúcho e o CTG Nova Querência de Palmas comemora a data abrindo a programação dos Festejos Farroupilhas 2013, com inauguração da quadra coberta das canchas de bocha e realização de torneios.

A data vem cercada de sentimentos tradicionalistas, quando os gaúchos que residem no Rio Grande do Sul e nos demais estados brasileiros se voltam para cultivar a sua cultura, costumes e história. É o momento de recordar para os que não estão nos pampas e reforçar os hábitos, como o chimarrão e o bom churrasco, na integração entre todos os gaúchos.

20 de setembro simboliza também o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, na busca pelos direitos do povo brasileiro e do gaúcho, em 10 anos de luta, 10 anos da República Rio Grandense.

Em Palmas, a programação começa com o acendimento da chama crioula, cuja centelha vem da cidade de General Câmara/RS. No sábado, 21, haverá a tradicional cavalgada, que reunirá mais de 100 cavaleiros, com saída marcada para as 8h, do centro da cidade até o CTG da cidade. O tema dos Festejos Farroupilhas é “o Rio Grande do Sul no imaginário social” e os gaúchos residentes no norte do país poderão se reconectar com as suas tradições, com uma programação regada a comidas típicas e atividades culturais.

O ápice da festa em homenagem a cultura gaúcha será no dia 28, quando acontecerá o baile com “Os Bilias”, que são pertencentes a linhagem do maior e mais tradicional fandangueiro gaúcho, “Tio Bilia”.