Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciano Ribeiro Juan Miguel (E) e a esposa, Yanela, ambos médicos cubanos. O casal conheceu nesta sexta-feira a prefeita de Buriti, município onde vão trabalhar Juan Miguel (E) e a esposa, Yanela, ambos médicos cubanos. O casal conheceu nesta sexta-feira a prefeita de Buriti, município onde vão trabalhar

Cumprindo mais uma etapa do acolhimento feito no Tocantins, os profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram oficialmente apresentados aos gestores dos municípios onde atenderão no Estado. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 20, em Palmas. A expectativa dos dois lados, gestores e médicos, é para o início dos atendimentos às comunidades que aguardam pela chegada desses profissionais. Ao todo, 17 médicos, entre cubanos e brasileiros formados no exterior, serão encaminhados a 12 municípios tocantinenses para atuar na atenção básica na saúde pública.

Na reunião, médicos, prefeitos e secretários municipais de saúde receberam mais orientações do Ministério da Saúde sobre como será o período de adaptação e a relação entre o município e profissionais do programa federal. Após a explanação, cada um os presentes na sala se apresentou e falou um pouco de suas expectativas.

A médica Yaisel Perea lembrou a importância a mais que a comunidade tem no convívio com esses profissionais. “Nós somos uma turma muito unida. Vamos trabalhar forte, mas vamos estar sozinhos e a comunidade será a nossa família”, disse.

Para a prefeita de Buriti do Tocantins, Rúbia Amorim, a chegada dos profissionais do Mais Médicos vai beneficiar principalmente o atendimento dos programas de saúde no município. “O que precisávamos mesmo era dos médicos. A expectativa é que a gente possa completar as equipes do Programa de Saúde da Família, que são quatro em Buriti. Com a chegada deles (médicos) vamos completar essas equipes e oferecer um trabalho com dignidade e respeito”, completou.

Buriti, que fica localizada na região do Bico do Papagaio, irá receber um casal de médicos do programa do governo federal. Para Juan Miguel Guerra, que vai para o município acompanhado da esposa, a também médica, Yanela Lopez Varela, a perspectiva de atender em um pequeno município não o assusta. “Eu trago comigo a experiência de ter trabalhado em comunidades de países como Bolívia e Honduras. Vamos trabalhar com muita qualidade, dedicação e amor”, destacou.

Para o médico, a possibilidade de trabalhar ao lado da esposa é um facilitador na hora da adaptação a uma nova realidade, em uma região ainda desconhecida. “Nós iremos dividir as alegrias, as tristezas, dificuldades. Será um trabalho feito em família”, disse, satisfeito. 

Ação da Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem trabalhando junto aos profissionais do Mais Médicos desde o anúncio da vinda deles ao Tocantins.

De acordo com a diretora de atenção primária da Sesau, Maria Nadir Santos Sousa, o trabalho desenvolvido em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems) foi fundamental para a semana de capacitações e vivência oferecidas aos médicos. “Nossa participação e dedicação foram integrais. Nós fizemos a programação, acolhemos, recebemos e estamos com eles desde o dia 14”, frisou. (ATN)