Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o objetivo de elaborar e revisar as políticas públicas voltadas para a cultura tocantinense, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realiza nos dias 20 e 21 deste mês III Conferência Estadual de Cultura do Tocantins. O evento acontece no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a partir das 18h30 e é aberto ao público.

As conferências de cultura são promovidas a cada quatro anos, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, com a participação de agentes culturais, estudantes, representantes da sociedade civil e do poder público. De acordo com a coordenadora de Arte e Cultura da Seduc, Juliane Almeida, na etapa estadual estão sendo esperados cerca de 200 participantes, que “irão contribuir para a aprovação da minuta do Plano Estadual de Cultura. Somente os delegados terão direito ao voto, mas todos os presentes terão voz, podendo apresentar propostas e opinar”, enfatiza.

As propostas levantadas na Conferência Estadual poderão contribuir, também, para o alcance do Plano Nacional de Cultura (PNC) para o qual foi prevista uma revisão após 4 anos de vigência da lei que o instituiu (Lei nº 12.343 de 2010).  As informações sobre a situação atual de cada uma das metas do PNC podem ser obtidas na Plataforma de Acompanhamento do Plano Nacional de Cultura, no endereço: pnc.culturadigital.br

Conferência Nacional

A etapa nacional da III Conferência de Cultura será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro deste ano, com a presença de mais de 3 mil delegados de todo o País.  O tema desta edição é: "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o País, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

Programação da etapa estadual

20/09 – Sexta-Feira

18h - Credenciamento

19h - Apresentação do grupo “Tambores do Tocantins”

19 - Composição de mesa de autoridades e fala de representantes da Seduc, do MinC e do Conselho Estadual de Cultura

20h  - Palestra do Ministério da Cultura

20h50 - Votação do Regimento Interno 

21/08 - Sábado

08h30 - Credenciamento

09h - Instalação dos Grupos Temáticos de Trabalho

13h -  Intervalo para Almoço

14h - Plenária para consolidação das propostas e votação dos delegados

18h - Consulta pública da minuta do Plano Estadual de Cultura

(Ascom/Seduc)