Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), vai realizar palestra sobre o Novo Código Florestal e Plano Safra durante o programa CNA / FAET em Campo, que será realizado em Palmeirópolis no próximo dia 23, a partir das 9h, na Câmara Municipal. Na palestra, a senadora vai falar sobre como o novo Código Florestal tem contribuído para facilitar a vida do produtor rural, oferecendo ferramentas legais para o crescimento e fortalecimento do setor.

O programa CNA/FAET no Campo vai contar, ainda, com várias palestras técnicas sobre temas ligados ao setor rural, como Silvicultura no Tocantins, feita pelo deputado federal licenciado Irajá Abreu; Cartão do Produtor, pelo presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes; e Compra Direta Local, com a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida. Os produtores rurais de Palmeirópolis também terão a oportunidade de conhecer o programa Travessia Leite, que visa aumentar a competitividade dos produtores de leite do Estado, melhorando a qualidade e reduzindo custos da produção. A apresentação do Travessia Leite será feita pelo gerente do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR Tocantins, Frederico Sodré.

Saúde e Cultura

Dentro da programação da FAET/SENAR, as famílias de Palmeirópolis também receberão ações de saúde como o projeto Útero é Vida, que realiza exames gratuitos de prevenção de câncer de colo de útero e de próstata. Os exames vão acontecer também no dia 23, a partir das 7h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), na Avenida Castelo Branco, e a meta de atendimento é de 600 pessoas. No evento, além da realização gratuita dos exames preventivos, haverá uma palestra abordando temas como doenças sexualmente transmissíveis, higiene íntima, menopausa e andropausa. Já no dia 22, às 19h, na praça Limírio Viana Guimarães, será apresentado gratuitamente, através do programa Ciranda da Cultura, o filme Gonzaga de Pai para Filho.

  Útero é Vida

Também nesse final de semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO), realiza uma ação do Programa Útero é Vida nos municípios de Crixás (sábado) e Santa Rita (domingo).  Em Crixás, a ação será realizada a partir das 7h na Escola Municipal Perí Marques. Em Santa Rita também a partir das 7h na Escola Estadual Boa Nova. A meta de atendimentos nos dois municípios é de 500 pessoas, entre homens e mulheres.

O Programa Útero é Vida trabalha com ações de conscientização, atendimentos, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e de próstata em comunidades carentes e rurais. Os resultados dos exames são divulgados à comunidade atendida em aproximadamente 15 dias

As pessoas atendidas e que tenham apresentado suspeita da doença são encaminhadas aos órgãos de assistência para tratamento. (Ascom Katia Abreu)