Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Já está tudo pronto para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece de 24 a 26 de setembro, em Palmas. A abertura será a partir das 18h, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, na Praça dos Girassóis.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a Conferência vai contar com a presença de membros do Ministério das Cidades, do Executivo Estadual e de instituições não governamentais. Além da participação de 329 delegados eleitos em todos os municípios e 42 membros do Conselho Estadual das Cidades.

Um dos objetivos do evento é discutir as prioridades do Ministério das Cidades para as áreas de habitação, mobilidade e planejamento urbano. Os debates acontecerão em torno de quatro eixos: Participação e Controle Social no SNDU - Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional e Desenvolvimento Urbano no SNDU; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos e Promoção da Fundação Social da Propriedade.

A delegada de Cariri do Tocantins, Vanessa Santos, vai aproveitar a 5ª Conferência Estadual das Cidades para colocar em pauta as principais demandas do município, que são saneamento, pavimentação e habitação. “Eventos como a Conferência são importantes porque nos aproximam dos gestores e assim podemos garantir os recursos necessários para nossa região”, afirma a delegada.

Conferência Nacional

As propostas da Conferência Estadual serão levadas para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano, em Brasília (DF). Todos os estados brasileiros devem ter representatividade e o Tocantins participará com 36 delegados.

Programação


24/09/13

Atividade

18h00

Credenciamento

19h00

Abertura Solene

20h00

Palestra Magna - “Quem muda a cidade somos nós” - ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Masaru Hayakawa

21h00

Aprovação do Regulamento da Conferência

25/09/13

8h00

Credenciamento

9h00

Palestra - “Importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e os desafios para sua efetivação” – ministrada pelo urbanista Hidelbrando Ferreira Paz.

10h30

Coffee Break

11h00

Palestra - “Prioridades do Ministério das Cidades para Políticas de Desenvolvimento Urbano” – ministrada pelo engenheiro civil Alexandre Araújo Godeiro Carlos

12h00

Almoço

13h30

Grupos Para Formulação de Propostas

16h00

Coffee Break

18h00

Término das Atividades do Dia

26/09/13

8h30

Leitura e Aprovação das propostas

10h30

Coffee Break

12h00

Apreciação e Votação das Moções

12h30

Almoço

14h00

Eleição de Delegados para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

15h00

Eleição dos Membros do Conselho Estadual das Cidades, representantes das entidades civis, de acordo com Regimento Interno do CEC/TO

16h00

Encerramento com entrega de Certificados