Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a cerimônia de anúncio das obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, anunciou que o governo do Estado vai equipar o Corpo de Bombeiros do Tocantins, comprar 100 ambulâncias, 202 patrulhas mecanizadas e fazer um programa de apoio aos municípios nas áreas urbanas. O contrato para essas e outras ações será assinado no próximo dia 2 de outubro, em cerimônia no Palácio Araguaia, em Palmas.

Na ocasião, será assinado o financiamento de R$ 390 milhões com o Banco do Brasil, dinheiro que será aplicado nessas melhorias. Conforme o secretário, que representou o Governador Siqueira Campos na cerimônia, para os Bombeiros já está licitada a compra de um caminhão com escada magirus de 62 metros, que virá da Alemanha. “Estamos comprando a maior escada magirus do Brasil. Maior que as de São Paulo, que têm 58 metros. Isso é preciso porque Palmas já é uma cidade verticalizada”, ressaltou o secretário, ao destacar que o equipamento deve estar no Estado até o final do ano.

Além disso, os Bombeiros ainda vão receber duas unidades de combate a incêndios florestais e várias unidades leves para atuar em casos envolvendo acidentes automobilísticos. Conforme o secretário, com os equipamentos que serão adquiridos, os Bombeiros do Tocantins serão o segundo melhor bem equipados do Brasil.

DNA

Ainda dentro da área de segurança pública, com o financiamento, o governo vai adquirir equipamentos para que a Polícia Técnico-Científica do Tocantins possa fazer, no Estado, os exames de DNA. Hoje, esses exames são feitos em laboratórios do Mato Grosso e Goiás. “Sei que esse é um sonho antigo e agora nós vamos atendê-lo”, afirmou o secretário.

Já na área da saúde, o mesmo financiamento prevê a compra de 100 ambulâncias novas para atender os municípios do Estado.

Patrulhas agrícolas

Ainda com o dinheiro do financiamento, o governo do Estado vai voltar a incentivar a agricultura familiar e atender, de forma satisfatória, aos assentamentos do Tocantins. Isso por que o Estado vai adquirir 202 patrulhas agrícolas, segundo o governo.

Por fim, o secretário ainda confirmou que o Estado vai lançar o programa Pró-Municípios. Diferentemente do Programa de Apoio aos Municípios (PAM), que ajuda as prefeituras a cuidarem das estradas vicinais, o Pró-Municípios vai viabilizar obras urbanas públicas nas cidades do Estado. “Esse programa está sendo muito esperado pelos prefeitos, que tem gravíssimos problemas de caixa”, ponderou. (ATN)