Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta semana o Cineclube Palacinho comemora a Sétima Primavera Dos Museus com a mostra de filmes sobre a memória e cultura afro-brasileira, desta quarta-feira (25) até sábado (28), sempre às 15h, no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, em Palmas. Entrada franca.

A mostra traz filmes de ficção e documentários que retratam a cultura negra do país em seus matizes e elementos únicos. Sendo dois documentários, “Quilombo-Quilombola”, de Franca Vilarinho e “Vermelho Imaginário”, de Mateus Damasceno, e duas ficções, “Nego”, de Armando Fonseca e “Antoninha”, de Laércio Filho (Classificação Livre).

A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem ocorrido desde 2007 em todo o país. Este ano vem com o tema “Museus, Memórias e Cultura Afro-Brasileira”, resultado de uma discussão sobre a transformação social apresentada durante a conferência do Comitê Internacional de Museus de 2013, que abordou como as junções entre memória e criatividade resultam em mudanças sociais.

“O objetivo da Primavera dos Museus é aumentar a visitação nos museus, envolver a comunidade e fortalecer a imagem das instituições aumentando sua visibilidade. É importante para o Tocantins a participação, pois, se trata de um evento que é divulgado internacionalmente, e com isso, ajudamos a promover os nossos museus tocantinenses”, afirma Suane Oliveira, técnica de Museus da Seduc.

Programação

25 (quarta) – “Antoninha”

26 (quinta) – “Vermelho Imaginário”

27 (sexta) – “Quilombo-Quilombola”

28 (sábado) – “Nego”