Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes do sétimo período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam nesta terça-feira, 1º de outubro, o Seminario Multimidia de Comunicaçao Comunitaria: Palmas - Outros Olhares. O evento acontece às 19h30 no auditório do Centro Integrado de Ciência, Cultura e Arte - Cuica.

O seminário é a conclusão de ampla pesquisa realizada pelos acadêmicos, sob orientação do professor Wolfgang Teske, na disciplina de Comunicação Comunitária. Durante todo o período os estudantes foram estimulados a registrar - em fotos, vídeos e textos - lugares, pessoas e situações às vezes ignorados pela imprensa, como o acúmulo de lixo nas ruas e avenidas, a falta de acessibilidade e a arborização insuficiente.

A pesquisa resultou em um documentário, arquivo fotográfico, blog, artigo científico e uma grande reportagem, que serão apresentados durante o evento.

Além da apresentação dos resultados da pesquisa, os trabalhos serão discutidos com vários convidados, como professores de outros cursos, políticos, jornalistas, arquitetos e outros profissionais que, de alguma forma, pensam a cidade.

O principal objetivo do trabalho, segundo o professor Teske, foi promover a interdisciplinaridade, isto é, a integração dos conteúdos da disciplina - Comunicação Comunitária - com outras áreas de conhecimento, aparentemente distintas, como Educação, Direito, Educomunicação, Política, Cidadania, entre outras.

O resultado - como será demonstrado no seminário - foi a percepção dos estudantes de que, quando formados, precisarão mostrar a cidade sob outra perspectiva. Uma perspectiva inclusiva, que dê voz aos moradores de comunidades distantes da região central da cidade.

A realização do seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - PROEX.