Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Com objetivo de fortalecer as ações de combate, controle e prevenção da brucelose, a Agência de Defesa Agropecuária-Adapec e a empresa MSD Saúde Animal promoverão um encontro técnico com palestra e mesa-redonda para debaterem o assunto. O evento vai ocorrer na quinta-feira, 3, a partir das 9h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, e será direcionado para médicos veterinários, acadêmicos e áreas afins.

O debate será liderado pelo cientista- técnico internacional, Dr. Luís Ernesto Samartino – Doutor em Microbiologia Veterinária (Brucelose) pela Universidade de Louisiana-EUA. “O evento será uma grande oportunidade de enriquecermos ainda mais nosso conhecimento, pois o pesquisador tem várias pesquisas na América Latina e um conhecimento abrangente na área”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PECEBT, Regina Barbosa.

Na pauta, serão abordados temas como os modelos de países com vigilâncias epidemiológicas de sucesso no controle da brucelose, além das estratégias de vacinação com a cepa RB 51, diagnóstico da brucelose em bovídeos (bovinos e bubalinos), com ênfase para o teste de polarização fluorescente e a Importância zoonótica da doença. (Ascom Adapec)