Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A fabricação e o comércio ilegal de gelo em Palmas voltaram a ser alvo de uma ação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE) e da Vigilância Sanitária (Visa) municipal, cujas equipes percorreram a região Sul da cidade, na manhã desta última quinta-feira, 3, onde interditaram uma fábrica clandestina e apreenderam gelo sem procedência definida.

Em Taquaralto, foi interditada uma fábrica clandestina de gelo em cubos que funcionava integrada à mercearia e distribuidora de bebidas Karoline. Todo o gelo da máquina e dos freezers foi apreendido e descartado, enquanto o proprietário do estabelecimento era orientado a se manifestar no auto de infração que será lavrado pelo setor jurídico da Visa.

No segundo estabelecimento, o Peg e Pag Distribuidora Continental, localizado na quadra 1.103 Sul, foi apreendido e descartado gelo sem procedência e embalagens do produto sem a devida identificação do fabricante.

A fiscalização está integrada à operação “Pró-Consumidor”, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) do Consumidor. Em março deste ano, todas as sete fábricas de gelo instaladas legalmente em Palmas foram vistoriadas pelo MPE e pela Visa municipal. Na época, foram emitidos quatro autos de infração, seis notificações, dois termos de apreensão, três termos de interdição de equipamentos e um termo de interdição de estabelecimento. (Ascom MPE)