Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira Ao comemorar os 25 anos do Tocantins, governador Siqueira Campos diz seu sonho era a autonomia do Estado Ao comemorar os 25 anos do Tocantins, governador Siqueira Campos diz seu sonho era a autonomia do Estado
  • Tocantins em 1989, durante lançamento da pedra fundamental da capital Palmas
  • No antigo distrito do Canela, o Governador em reunião para discutir a criação da Capital
  • Governador em sobrevoo pelo Estado, ao escolher a área onde seria construída a Capital
  • “Conseguimos, apesar de todos os obstáculos, a autonomia do povo tocantinense e rumos definitivos para a Nação brasileira”, disse Siqueira Campos na Assembleia Nacional Constituinte/ Câmara Federal

Parte importante no movimento que culminou na separação do norte de Goiás e na criação do Estado do Tocantins, o governador Siqueira Campos foi quem apresentou a emenda popular encaminhada à Assembleia Geral Constituinte para a realização do sonho de toda a população do norte goiano. O movimento separatista teve início ainda no século XIX e envolveu diversas gerações. A efetivação, contudo, veio somente depois da aprovação da Constituição Federal, no dia 5 de outubro de 1988.

Para o governador Siqueira Campos, a criação do Tocantins foi o sonho realizado em um momento importante para o Brasil recém-saído do período da ditadura militar e que buscava modernização e estabilidade da economia. “O Brasil passava por um período em que precisava de uma organização e nós entendíamos que o ato era um ponto importante para a organização da infraestrutura do país”, lembrou Siqueira Campos.

Período de longa espera e grandes lutas pela criação de um território independente do norte de Goiás, o movimento separatista envolveu líderes como Theotônio Segurado e o juiz Feliciano Braga – criador do Movimento Pró-Criação do Estado do Tocantins, passando por estudantes que enfrentavam dificuldades para manter seus estudos, culminando na elaboração da emenda que criou o Tocantins na Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

Em um discurso proferido pouco mais de um mês antes da aprovação da Constituição Federal, o então deputado federal Siqueira Campos resumiu o sentimento da população do iminente Estado. Falando diretamente ao presidente da ANC, deputado Ulysses Guimarães, Siqueira Campos agradeceu o apoio do Parlamento para a proposta.

“Sob forte emoção, senhor presidente, dizemos a todos que conseguimos definir os rumos da Nação. Vamos realmente modernizá-la com a nova Carta Constitucional. Vamos democratizar efetivamente o nosso país. Conseguimos, apesar de todos os obstáculos, a autonomia do povo tocantinense e rumos definitivos para a Nação brasileira”, disse Siqueira Campos ao Congresso.

Depois de 25 anos, relembrando o período de grande movimentação política, o Governador, em sua quarta passagem pelo comando do Estado, analisa a criação do Tocantins como um sonho realizado. “O meu sonho era a autonomia do Estado. Este é um sonho desde o tempo de Teotônio Segurado, esse sonho foi realizado não somente por mim, que fui o autor da emenda, mas por todo um povo do Tocantins”, refletiu. (ATN)