Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comemorando o  25º aniversário do estado do Tocantins, o governador Siqueira Campos assinou diversos atos, no início da tarde deste sábado, 5 de outubro. O primeiro deles criando a Região Metropolitana de Palmas, com sede na capital, abrangendo 15 municípios do seu entorno. Esta região dará agilidade às ações do Governo do Estado voltadas à capital, levando em conta parcerias com as Prefeituras dos municípios alcançados.

As cidades que compõem a Região Metropolitana de Palmas, além da capital são: Aparecida do Rio Negro; Barrolândia; Brejinho de Nazaré; Fátima; Ipueiras; Lajeado; Miracema do Tocantins; Miranorte; Monte do Carmo; Oliveira de Fátima; Paraíso do Tocantins; Porto Nacional; Pugmil; Silvanópolis e Tocantínia.

Reconhecimento

Também em atos administrativos, o governador assinou promoções de 50 Policiais Militares, nos diversos graus da carreira. Homenagens foram prestadas com a Comenda do Estado, no grau Grã Cruz, a dois pioneiros do Tocantins: Francisco de Assis Brandão, da região Sul do Estado, que apoiava a luta pela criação do Tocantins como presidente do Diretório Regional do PMDB, em Goiás, e Antônio Gomes Pereira, homenagem póstuma, pai do promotor de Justiça Clenan Pereira e do secretário-chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéia Pereira, este na região Norte do Estado, baseado em Tocantinópolis, onde foi prefeito. Ambos pioneiros nas áreas de Contabilidade e Direito em suas regiões.

Projetos para Palmas

Ainda neste sábado,5, o governador Siqueira Campos prepara a apresentação, para submeter à aprovação da população e das Prefeituras e Câmaras Municipais, da Capital e dos municípios do seu entorno, a prévia dos projetos de construção do metrô elevado de Palmas e do monumento "Palmas para Jesus Cristo", sendo este último com a proposta de ser construído pela iniciativa privada com apoio da população.

Moderna e com tecnologia de ponta, a primeira etapa do metrô elevado prevê uma linha de 15km de extensão, ligando a avenida Parque, na região Norte da Capital às universidades Ulbra e Católica, na avenida Theotônio Segurado, região Sul. A linha prevê estações integradas com o transporte coletivo de ônibus, incluindo linhas semi urbanas entre os municípios de Paraíso do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.

Esta proposta é arrojada, prevê a duplicação das rodovias que ligam Palmas a esses municípios, e ao longo da linha do metrô elevado, haverá pistas exclusivas para motos, bicicletas e passagens de pedestres. Segundo o governador, esta proposta será apresentada, para apreciação, aos prefeitos da Capital das cidades envolvidas e também aos vereadores. (Assegov)