Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A exposição “Canteiro de Obras”, de Cláudio Tozzi, circula pelo Tocantins este ano. Aberta em Palmas no mês de agosto, as serigrafias chegam a Gurupi no dia 8 de outubro. A mostra estará na Unidade Parque Primavera, antigo Sesc Ler, e ficará aberta ao público das 8h às 22h, com entrada gratuita.

Com 37 obras, a exposição faz parte do projeto Arte Sesc e vai circular pelo interior do Tocantins, passando por Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína.  O Projeto busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação. O Arte Sesc tem o compromisso de difundir a arte pelo país.

Cláudio Tozzi

Na mesma época em que nasciam a Bossa Nova e o Cinema Novo, em que acontecia a revolução do teatro brasileiro e o golpe militar da década de 60, surgia um artista plástico precoce, polêmico e crítico que prioriza temas urbanos e conflitos sociais em suas obras, Cláudio Tozzi. O artista foi, também, pioneiro ao retratar as profundas transformações que se passavam no âmbito feminino.

A primeira vez que Cláudio Tozzi apresentou seu trabalho no Tocantins foi em 2007, na inauguração da Galeria Sesc de Artes, na capital. Mulher na Janela (1967), Multidão (1968), Astronauta (1969), Guevara vivo ou morto (1968) e Módulo lunar (1970) são serigrafias marcantes baseadas em movimentos sociais da época.

Na exposição “Canteiro de Obras”, o artista usa a serigrafia e fotolito no estilo pop art, com cores e formas e enquadramentos típicos dos quadrinhos da década de 60. A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público de 8 a 30 de outubro, na Unidade Parque Primavera de Gurupi. As escolas que tiverem interesse em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone.