Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro/ATN

Foto: Luciano Ribeiro/ATN

Na presença de representantes do setor empresarial, universidades e secretarias de Estado, foi lançada oficialmente no Tocantins a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Na ocasião, o governador Siqueira Campos destacou a importância da discussão sobre os temas abordados como forma de incentivar o desenvolvimento do Estado e a erradicação da pobreza com a capacitação de jovens e adultos. Conforme a programação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contará com atividades diversas e será realizada entre os dias 21 e 27 deste mês.

O governador Siqueira Campos destacou que o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia influenciam diretamente na evolução socioeconômica da população. O gestor explicou que, através do fomento do setor, é possível a implementação de empresas que garantem a geração de emprego e renda. “Fico muito honrado pelos que vêm à nossa terra e trazem projetos como o parque tecnológico e o parque aquícola”, frisou.

Sobre o parque tecnológico do Tocantins, que está sendo implementado em Palmas, Siqueira Campos, destacou a importância da participação dos setores ligados ao empresariado e a indústria. “Esta é uma reunião comemorativa, mas também uma reunião de preparação para o lançamento do parque tecnológico e eu conto com a colaboração de todos aqui presentes para fazermos isso. Temos que nos unir. Se estivermos unidos, estaremos preparados para quaisquer tempestades que possam surgir”, afirmou.

Semana da Ciência e Tecnologia

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, a temática do evento contempla as demandas do setor. “A sociedade amplia seu universo de qualidade de vida quando você alia a ciência à saúde e ao esporte”, apontou. Para ele, a participação dos 19 parceiros do evento é importante para a pulverização do tema. “Queremos fazer com que o tema possa perpassar pelos jovens, sociedade, universidades e educadores para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias”, explicou.

A programação, conforme o secretário será diversificada e envolverá as escolas estaduais do Tocantins através de atividades científicas como feiras e palestras. “Temos uma programação que vai percorrer o Estado como um todo. Nas escolas teremos estudos específicos para a divulgação de trabalhos científicos”.

A sede central da Semana no Tocantins será o campus de Palmas do Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia. Lá se concentrará a programação oficial do evento, com palestras com personalidades nacionais, como pesquisadores, estudiosos e o jornalista Clayton Conservani. “Ele vai falar sobre a motivação com relação ao Esporte. Através do esporte, nós fazemos com que os jovens possam focar nos estudos”, explicou.

Participação da juventude

Assunto recorrente no encontro realizado nesta manhã, a participação da juventude na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi reafirmada como fator positivo no evento. De acordo com a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, pesquisas apontam para um aumento no empreendedorismo entre os jovens e 25 a 34 anos no Brasil, bem como no Tocantins. De acordo com a gestora, ao todo o país registra um total de 700 mil jovens à frente de empresas e, em Palmas, a mais nova capital da nação, já são cerca de 200 jovens atuando desta forma. “Temos sempre que lembrar que esses jovens que estamos incentivando a participar de Semanas de Ciência e Tecnologia, são aqueles que futuramente estarão à frente dessas empresas”, alertou. (ATN)