Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues e sua equipe receberam no gabinete da agência na tarde desta última terça-feira, 08, representantes de entidades instaladas na região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Na ocasião, os presentes debateram sobre a possibilidade da estruturação de projeto de ecoturismo, turismo rural e de aventura que integre a região do entorno do Ribeirão Taquaruçu, de maneira sustentável. O próximo encontro ficou marcado para o dia 29 deste mês.


O movimento denominado “Abraço à bacia do Ribeirão Taquaruçu”, propõe a integração da região, como um “anel turístico” para vender os atrativos e ao mesmo tempo valorizar os ribeirinhos, levando em consideração o meio ambiente, conforme explica Diego Britto, um dos idealizadores do movimento e representante da Casa do Artesão de Taquaruçu. Diego também destacou que a região é muito rica em sítios arqueológicos e cachoeiras ainda desconhecidas.


A representante do Movimento Proteção do Taquaruçu Grande – Água Doce, Noeli Maria, ressaltou a importância em articular o desenvolvimento sustentável para potencializar a preservação da rota, além de desenvolver o turismo. “Estamos no plano das ideias dispostos a estabelecer a parceria entre poder público e comunidade, só assim acredito no desenvolvimento desse projeto”, observou.


Na ocasião, Rodrigues apontou questões imprescindíveis para o desenvolvimento do projeto, como o desenvolvimento de produtos que sejam de fato vendáveis, que gerem emprego e renda no local. “O turismo vai ser o indutor do projeto que pode integrar cultura, meio ambiente, preservação, entre outros. Como poder público, temos interesse porque vemos potencial, embora sabemos que temos um longo caminho a percorrer. Desde já, vamos disponibilizar um turismólogo da Agtur para iniciar os trabalhos”, pontuou.


A reunião contou também com a presença de representantes da Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (AMFETAQ).


Desdobramento

O encontro é um desdobramento da reunião in loco que aconteceu no Taquaruçu Grande no dia 16 de julho e contou com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, secretários de várias pastas, vereadores e da comunidade.