Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

“O setor de vendas de máquinas e implementos agrícolas em Gurupi,  apresentou um crescimento  acima  de 50℅ somente neste ano, contribuindo, de forma  significativa para o fortalecimento da economia regional”. A afirmação é do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que na noite desta última quinta-feira, 10, prestigiou a inauguração da matriz da empresa Meridional, concessionária John Deere, em Gurupi, localizada às margens da BR-153, na saída sul da cidade.

As novas instalações da empresa  contam com 1,5 mil metros de área construída, num terreno de  33 mil metros quadrados, que foi doado pela Prefeitura de Gurupi.

O prefeito Laurez falou sobre a importância das novas instalações da empresa Meridional, concessionária da John Deere, destacando que a empresa contribui para impulsionar ainda mais a economia do município, ao mesmo tempo em que propicia a geração de novas frentes de emprego e renda. A Meridional de Gurupi atenderá o Sul e parte do Sudeste do Tocantins.

Expansão

A expansão da cadeia produtiva do agronegócio tocantinense, onde os dados apontam que ao longo dos 25 anos de história do Tocantins, o rebanho bovino passou de 4,2 milhões de cabeças para 8,2 milhões, a produção de frutas passou de 40 mil toneladas para 175 mil toneladas e hoje o Estado é destaque na região Norte da produção de grãos com crescimento previsto de 9% na safra de 2013/14; são fatores que somaram à expansão do grupo Meridional, concessionária John Deere, em pontos estratégicos do Tocantins.

A empresa abriu sua primeira concessionária no ano de 2006 em Gurupi e desde então vem acompanhando o crescimento do agronegócio no Estado, sendo que hoje está presente nas cidades de Guaraí, Araguaína, Lagoa da Confusão, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

Marca Valiosa

A John Deere subiu cinco posições no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo, chegando ao número 80 da lista “Best Global Brands 2013” da consultoria internacional Interbrand.

Segundo Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da empresa, além da tradição, a marca John Deere inspira muita confiança pelo seu compromisso com a tecnologia e a inovação. “A empresa investe, em âmbito global, cerca de US$ 3 milhões ao dia em pesquisa e desenvolvimento, o que faz com que nossos produtos estejam em constante evolução em termos de produtividade, conforto e preservação do meio ambiente”, diz. “Além disso, estamos expandindo nossas operações no mundo e tudo isso agrega muito valor à nossa marca.”

O ranking é referência mundial no setor e classifica as empresas segundo o desempenho financeiro, a influência e a força das suas marcas.  A John Deere, que vem ganhando destaque no ranking, teve sua marca valorizada em 15% com relação ao ano anterior. Segundo a avaliação da consultoria, esse crescimento é fruto da capacidade da companhia de conciliar sua expansão global e fortalecimento do seu portfólio de negócios à herança da sua marca, que possui 176 anos  de história. (Secom Gurupi)