Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em nota a  Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ manifestou pesar pelo falecimento de três indígenas no acidente na madrugada desta segunda-feira, 14. “ A Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ, vem em nome do povo Apinajé, manifestar nosso profundo pesar e solidariedade a todo o Povo Krahô, especialmente as famílias e amigos (as) da Aldeia Nova no município de Goiatins (TO) que perderam seus familiares em um trágico acidente ocorrido no último dia 14/10 na rodovia BR 010”, disse.

 A Associação cobra ainda das autorizações uma investigação para apurar as responsabilidades e esclarecer a tragédia. A Polícia Civil ainda apura o caso. O motorista do veículo,  Gilvan Alves da silva, que fugiu do local na noite do acidente sem prestar assistência as vítimas deu depoimento à Polícia Civil de Itacajá e negou estar embriagado na noite do acidente bem como estar em alta velocidade.

 Várias testemunhas e responsáveis pela liberação do caminhão para transportar os mais de 70 indígenas ainda estão sendo ouvidos. Conforme o delegado Joelberth Nunes de Carvalho relatou ao Conexão Tocantins o caminhão que levava os indígenas era de fazer coleta de lixo.

 Dentre as dezenas de feridos ainda há 10 internados em Araguaina.

 Veja a íntegra da nota:

 SOLIDARIEDADE AO POVO KRAHÔ

       A Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ, vem em nome do povo Apinajé, manifestar nosso profundo pesar e solidariedade a todo o Povo Krahô, especialmente as famílias e amigos (as) da Aldeia Nova no município de Goiatins (TO) que perderam seus familiares em um trágico acidente ocorrido no último dia 14/10 na rodovia BR 010.

       Diante do lamentável fato, só nos resta pedir a Deus pela rápida recuperação de nossos amigos (as) e companheiros (as) que estão nesse momento hospitalizadas em Araguaína (TO) E cobrar das autoridades uma investigação, para apurar as responsabilidades e esclarecer essa tragédia que infelizmente custou vidas humanas.

Terra indígena Apinajé, outubro de 2013.

Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ.