Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Palmas recebe esta semana a visita de técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituição idealizadora do projeto Vida no Trânsito, que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde, do Governo Federal e da Bloomberg Philanthropies. Um balanço do projeto, que está sendo aplicado em Palmas através de ações de prevenção de acidentes promovidas pela Prefeitura Municipal, será divulgado durante evento que inicia nesta segunda-feira, 21, com reunião na Diretoria de Meio Ambiente, às 15 horas. 

O Vida no Trânsito foi adotado pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito em 2010. Durante este tempo diversas ações com o objetivo de reduzir o número de acidentes foram desenvolvidas. As iniciativas englobam ainda panfletagem, fiscalização, instalação de câmeras de seguranças em locais estratégicos para monitoramento das ruas e avenidas, reforço de sinalização em cruzamentos, entre outros.

O destaque do projeto é a campanha Lei Seca: Eu Apoio,que, desde o início deste ano, por meio de blitzen educativas, conseguiu alcançar uma redução considerável de vítimas fatais no trânsito na capital.

Programação da Visita da OPAS

21/10 - Segunda-feira

Às 15 horas,

No Gabinete II da diretoria de Meio Ambiente:

Reunião entre representantes da OPAS com secretários municipais e servidores do Detran.

Objetivo: Pactuar prioridades para o fortalecimento intersetorial do Projeto Vida no Trânsito.

21/10 – Segunda-feira

Às 16 horas,

Na Secretaria de Segurança Pública:

Reunião entre representantes da OPAS com secretário Estadual de Segurança Pública e secretários municipais.

Objetivo: Fortalecer o compromisso da Organização Pan-Americana da Saúde com Estado do Tocantins e Prefeitura de Palmas.

22/10 – Terça-feira

Das 8 às 10 horas,

No Grupo Jaime Câmara:

II Edição da Oficina “O papel da Infraestrutura na segurança do trânsito”

Objetivo: Subsidiar os jornalistas locais com informações técnicas para melhor tratar o tema segurança viária. Para tanto, será utilizada a experiência exitosa da intervenção de engenharia de tráfego na TO 050, que a Prefeitura de Palmas, via Secretaria de Trânsito e parceiros do projeto Vida no Trânsito, realizaram em 2012.

22/10 - Terça-feira

Às 14h30, no Gabinete do Prefeito:

Reunião entre representantes da OPAS com Prefeito de Palmas, Carlos Amastha

Objetivo: Reafirmar o compromisso da Organização Pan-Americana da Saúde, Bloomberg Philanthropies com o Município de Palmas.