Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um estudo com intuito de diminuir o limite de velocidade em pontos estratégicos de Palmas e consequentemente reduzir o número de acidentes de trânsito está sendo elaborado por técnicos da secretaria municipal de Segurança, Defesa Civil e Transporte. A informação foi dada durante entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, 22, pelo prefeito Carlos Amastha.

A subcomissão de Gestão de Dados e Informação da Capital identificou um aumento no número de acidentes por excesso de velocidade se comparado o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2012. Nos primeiros seis meses do ano passado, 52% dos motoristas foram flagrados transitando acima da velocidade. De janeiro a junho de 2013 o número subiu para 62%. Boa parte destas infrações foi registrada na Avenida Teotônio Segurado que possui 70 km por hora como limite máximo de tráfego. O estudo vai apontar quais os trechos da avenida e outros pontos da Capital irão sofrer a alteração. 

“Nas vias em que a velocidade máxima estabelecida é 70 km/h vamos reduzir para 60 km/h. Nos locais em que a velocidade máxima permitida é de 60 km/hora, vamos reduzir para 50 km/hora, mas só nos trechos onde o estudo apontar que há necessidade. O código de trânsito brasileiro permite ao município diminuir em até 50% o limite de intensidade de trânsito e desta maneira acreditamos que vamos conseguir reverter as estatísticas”,  ressaltou coronel Ribamar Pereira, secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acredita que a medida vem para contribuir com a queda nos índices de acidentes de trânsito e cita dados da Organização Mundial da Saúde (Opas) para embasar seu comentário: “Se ao trafegar a 50Km/hora existe 80% de chance de haver acidentes com vítimas fatais, a 60km/hora a probabilidade sobe para 95% e não há como negociar com a população. Toda vida salva no trânsito é válida e é pra isso que nós vamos trabalhar”, finalizou o prefeito otimista com a iniciativa que em breve será colocada em prática.