Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os doadores de sangue contarão com mais duas formas de interagirem com os hemocentros do Tocantins: o telefone 0800-642-8822 e o site www.saude.to.gov.br/hemoto. O lançamento dos novos serviços acontece na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), em Palmas, durante o IV Seminário de Hematologia e Hemoterapia da Hemorrede do Tocantins.

Segundo a diretora de Gestão da Hemorrede, Pollyana Gomes, essas duas novas ferramentas têm o objetivo de aproximar os doadores dos hemocentros, orientar e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços. “Com isso pretendemos aumentar o interesse pela doação e o número de doadores e ainda reduzir as inaptidões na triagem, tendo em vista, que o acesso às informações será maior”, explicou a diretora.

Quem acessar o site poderá tirar dúvidas sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea, encaminhar sugestões e reclamações sobre o atendimento, acompanhar a programação de coletas, eventos e projetos realizados nas unidades de hemoterapia do Estado e também saber com antecedência os locais e os horário onde a unidade móvel fará coletas.

Ela lembrou ainda que a Hemorrede também se utiliza das redes sociais para o contato com a população e a divulgação de suas ações, por meio do twitter (@hemocentro_to) e do facebook: (hemocentrocoordenador.depalmas).

Seminários

A Secretaria estadual da Saúde do Tocantins em parceria com a Hemorrede, realiza o IV Seminário de Hematologia e Hemoterapia e o III Seminário de Gestão Ambiental da Hemorrede do Tocantins. Os eventos acontecem no auditório do Senac, nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, respectivamente.

Dentre diversos assuntos, o Seminário de Hematologia abordará sobre o papel da captação e da triagem clínica na segurança de doadores e pacientes, os princípios dos métodos de triagem de doadores para doenças transmissíveis pelo sangue e coleta de sangue por aférese.

Já o Seminário de Gestão Ambiental falará sobre a produção limpa em hemocentros, boas práticas em biossegurança para os serviços de hematologia e hemoterapia, uso racional da água entre outros temas.