Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial nº 3.874, do último dia 15 de maio, o nome de seis comunidades terapêuticas conveniadas, aptas a prestarem serviços de acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substância psicoativa, por um prazo de cinco anos, sendo a Casa Resgatando Vidas – Manaim, Ser Livre, Casa de Recuperação e Reeducação, Fazenda da Esperança São Domingos, em Porto Nacional; Fazenda da Esperança Senhor do Bonfim, em Lajeado e Centro Feminino Nossa Senhora da Esperança, localizada em Palmas (Fazenda da Esperança Feminina).

O convênio resulta na oferta de 30 vagas sociais a dependentes químicos do Estado, com pagamento mensal de R$ 700,00 reais às comunidades terapêuticas conveniadas, por beneficiado. O período de permanência na comunidade é de 8 meses, conforme Portaria conjunta entre Secretaria Estadual de Defesa Social - Seds, Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria do Trabalho e Assistência Social, nº 22, publicada no Diário Oficial de 30 de janeiro de 2013.

Os critérios para adesão do dependente químico ao tratamento são assegurados na Resolução do CEAD nº 02, de 2 de abril de 2013, que prioriza a pessoa com deficiência física, idoso, bem como, renda per capta; perda de vínculos familiares; inclusão no Cadastro Único da Assistência Social (CAD Úunico); que não tenha abandonado tratamento e que a família esteja ciente e disposta a participar do processo de recuperação e dos programas de ajuda mútua. Os primeiros atendidos foram encaminhados no mês de julho.

Segundo informações do Departamento de Ações sobre Drogas da Seds, das 30 vagas oferecidas, 21 chegaram a ser ocupadas, porém, 9 pessoas desistiram do tratamento. Magda Valadares, diretora do Departamento, explica alguns motivos que geram desistência. “O dependente encontra resistência na adaptação por diversos fatores: familiar, cumprimento de regras, a convivência e principalmente pela síndrome da abstinência. As reações no organismo provocadas pela falta da substância muitas vezes fazem com que a pessoa não consiga continuar. Apesar da exigência do tratamento prévio pela rede pública”.

Conforme o secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, esta é uma excelente oportunidade aos que precisam de tratamento e cumprem os requisitos. “Com estas vagas sociais, o Estado desempenha seu papel e proporciona ao dependente a chance de ter uma nova vida, gerando esperança no seio de sua família e da sociedade em geral”.