Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão inscritas para fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste sábado e domingo, dias 26 e 27, um total de 57.522 pessoas. A atenção é que no Tocantins, os portões serão fechados às 12 horas. A recomendação é que todos os participantes cheguem com uma hora de antecedência no local de provas. 

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No sábado, os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No domingo, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e Matemática e suas tecnologias. 

Conforme orientações do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada de material transparente. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta.

Para fazer as provas, os candidatos deverão apresentar um documento de identificação original com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação. No momento da prova, será proibida qualquer forma de comunicação com outro participante, utilizar óculos escuros e os aparelhos celulares. 

No Tocantins aumentou número de inscritos 

No País, o número de inscritos é de 7.173.574 distribuídos em 16.335 locais de provas. No Tocantins, houve um crescente número de inscritos com relação ao ano passado, um aumento em torno de 45%. Em 2012, foram inscritos 39.803 candidatos, este ano o número subiu para 57.522.  

A Secretaria da Educação e Cultura recomenda as pessoas que irão fazer o Enem, que é importante fazer as provas e não perder essa oportunidade de avaliação. 

O Enem também representa uma porta de entrada para as universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e em faculdades privadas através do Prouni (Programa Universidade para Todos). 

Mais informações no portal do INEP www.inep.gov.br. (Ascom Seduc)