Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (CNA/Faet) promoverá, no próximo dia 31, o seminário “Técnicas e Alternativas para Conviver com a Seca”, em Dianópolis, dando início ao programa Sudeste Empreendedor, que visa capacitar os produtores rurais do sudeste do Estado a conviver e produzir com a seca que abate a região durante o inverno, levando tecnologias que permitirão a convivência com o clima semiárido, aumentando a produtividade e renda dos empreendimentos rurais.

O evento, que acontecerá no Centro de Formação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Dianópolis, será aberto pela senadora Kátia Abreu. Logo após, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará e coordenador institucional do programa Sertão Empreendedor, Mário Borba, fará a apresentação do programa aos produtores rurais da região, que também conhecerão o caso de sucesso do programa Viver Bem no Semiárido da Bahia, apresentado pelo 2º vice-presidente de Desenvolvimento Agrário da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda de Oliveira.

Após o almoço, o pesquisador da Embrapa Semiárido, Gherman Araújo apresentará a palestra “Estratégias Tecnológicas para Produção Agropecuária e Captação de Água para Consumo Humano em Regiões Sujeitas à Seca”. Os pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, Henrique Antunes de Souza e Roberto Pompeu, farão a palestra “Informações Agronômicas das Culturas de Sorgo, Girassol e Milheto e Custos para Confecção e Produção de Silagem”. O pesquisador da Embrapa Semiárido, Tadeu Voltolini, apresentará o painel “Conservação de Forragens: Fenação, Ensilagem e Amoniação”. O engenheiro agrônomo do Senar Ceará, Eduardo Queiroz, encerra o ciclo de palestras apresentando a experiência do Estado na produção de milho para forragem na época da seca. Todos os produtores que participarem do evento receberão certificados, comprovando sua habilitação dentro do programa Sudeste Empreendedor.

Programação:

09:00 – Abertura com a senadora Kátia Abreu.

10:00 – Apresentação do programa Sertão Empreendedor: Um novo tempo para o semiárido com o presidente da Faepa e coordenador institucional do programa, Mário Borba.

11:30 – Apresentação do programa Viver Bem no Semiárido – case Bahia com o 2º vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB e superintendente adjunto do Senar-BA, Humberto Miranda Oliveira.

14:00 – Palestra Estratégias Tecnológicas para Produção Agropecuária e Captação de Água para Consumo Humano em Regiões Sujeitas à Seca com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Gherman Araújo.

14:45 – Palestra Informações Agronômica das Culturas de Sorgo, Girassol e Milheto e Custos para produção e confecção de silagem com os pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, Henrique Antunes e Cláudio Pompeu.

16:00 – Palestra Conservação de Forragens: Fenação, Ensilagem e Amoniação com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Tadeu Voltolini.

16:45 – Palestra Experiência do Ceará na Produção deMilho para Forragem na Época da Seca com o engenheiro agrônomo do Senar-CE, Eduardo Queiroz.

18:00 – Entrega de certificados e encerramento.