Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Com ações incisivas de fiscalização, engenharia de tráfego e de mobilização social (educação), o Município de Palmas tem atingido marcas positivas quanto à redução do número de acidentes, lesões e mortes no trânsito. A capital conseguiu diminuir em 13,05% a quantidade de acidentes com vítimas fatais, se comparando o primeiro semestre de 2012 e 2013, uma marca superior à meta estipulada pelo programa “Década da Segurança Viária”, da Organização das Nações Unidas, que é de 6% ao ano. 

Um grande aliado é o Projeto Vida no Trânsito, que contém um plano de ações estratégicas, focado no fator álcool e velocidade, que representam as principais causas de acidentes, destacando-se a Operação Lei Seca Eu Apoio. Somente nos 300 dias da gestão, foram realizadas mais de 212 blitze preventivas com foco em acoolemia, um número bem maior do que o registrado durante todo o ano anterior, que foi de 180.

Além disso,  aproximadamente 25 mil veículos foram abordados, mais de 3 mil testes de etilometria foram realizados, 2.332 autos de infração efetuados e 111 condutores autuados por embriaguez. O maior rigor na fiscalização resultou em queda drástica da quantidade de acidentes. Se comparando ao primeiro semestre do ano passado, houve redução de 20,72% na quantidade total de acidentes, sendo 17,17% no número de acidentes com vítimas e redução de 40% da quantidade de acidentes com vítimas fatais. 

Com relação à sinalização viária,  a secretaria investiu na instalação de 386 placas viárias e a revitalização da sinalização horizontal e vertical de 2.446,35m² de via. E o pedestre também foi motivo de preocupação da pasta que cuidou da revitalização e pintura de 58 faixas de pedestres. 

A secretaria também realizou diversas atividades educativas e de mobilização social, com o grupo Arte-educação, atingindo um público de 6.500 pessoas com a participação de 48 instituições governamentais e não governamentais.  

Para o titular  da pasta, José Ribamar Pereira, os desafios continuam. “Desejamos uma cidade onde haja um trânsito harmonioso e a sociedade como parte ativa do processo de mobilização para um trânsito seguro, permitindo assim a afirmação de uma cultura em que esteja impressa o respeito à vida”, disse. 

O secretário ainda salientou que a meta para os próximos meses é intensificar as ações de fiscalização. “Queremos superar em 50% a quantidade de blitze em relação a 2012. Vamos investir em tecnologia, na aquisição de equipamentos de fiscalização eletrônica, como radares estáticos e câmeras, inclusive com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que possibilita a identificação imediata do histórico dos veículos pela identificação das placas, facilitando assim o trabalho dos agentes”.

Vida no Trânsito

O projeto Vida do Trânsito faz parte das ações da década de segurança viária desenvolvido em 10 países e conta com o apoio de instituições governamentais e não governamentais. Tendo como seu maior apoiador a Organização Mundial de Saúde (OMS), visto que os acidentes de trânsito vêm impactando diretamente na área de saúde, não só pelo aumento de custos, mas pela redução da capacidade de atendimento e respostas. 

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Vigitel, em 2011, nas Capitais e Distrito Federal, aponta Palmas como a segunda Capital, em que os homens admitem ter o hábito de ingerir bebida alcoólica e dirigir. 

Ações da Guarda Metropolitana 

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que integra a pasta, está se consolidando com uma guardiã do patrimônio público da Capital. Só neste ano a instituição atendeu 2.981 ocorrências. Dentre elas, reclamações de moradores quanto ao uso de som automotivo acima do permitido em bares e residências, recolhimento e captura de animais silvestres, e diversas atividades preventivas. 

Por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), 20 câmeras de videomonitoramento foram instaladas em diversos pontos da Capital. Uma delas está sendo usada para detectar focos de incêndio no perímetro urbano de Palmas.