Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 500 alunos, de diversos cursos do Pronatec Rural da região Sudeste do Tocantins, estiveram reunidos com a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (CNA/Faet), para a entrega de certificados de conclusão de cursos de capacitação na tarde desta quinta-feira, 31, em Dianópolis. Nesta etapa, foram entregues 135 certificados para alunos que participaram do Pronatec 2013 nos municípios da região.

Kátia Abreu falou da importância da capacitação para os trabalhadores do campo por meio do Pronatec Rural, que hoje já se transformou em referência de qualidade em educação profissional para todo o Brasil. “Somente com a educação nossos jovens terão oportunidades de crescimento profissional e oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho. E o Senar tem esta missão de oferecer novos caminhos para nossos jovens e suas famílias”, destacou a senadora, entusiasmada com a empolgação dos jovens com os cursos oferecidos pela instituição.

A certificação aconteceu paralela ao lançamento do programa Sudeste Empreendedor, que reuniu mais de dois mil produtores rurais no período da tarde, que participaram do seminário “Técnicas e Alternativas para Conviver com a Seca”. O programa tem o objetivo de aplicar novas tecnologias para a produção no clima semiárido, aumentando a renda dos empreendimentos rurais da região.

CNA/Faet em Campo em Peixe

A cidade de Peixe receberá a senadora Kátia Abreu na sexta, dia 01, com o evento CNA/Faet em Campo. A partir das 9 horas, na Lagoa do Romão, o técnico do Ruraltins, Adenieux Santana, ministrará a palestra “Mercados Institucionais – Compra Direta – PNAE”. Logo após, o coordenador nacional do programa Minha Casa Minha Vida Rural, Giovanni Assis, falará sobre o programa. O deputado federal, Irajá Abreu, ministrará uma palestra sobre silvicultura no Tocantins e o ciclo de palestras se encerra com a fala da senadora Kátia Abreu sobre o Novo Plano Safra e o Novo Código Florestal.

Na sexta, 01, na Lagoa do Romão e sábado, 02, na Agrovila São Miguel, a partir das 7 horas, acontecerão os atendimentos do programa Útero é Vida, com exames ginecológicos preventivos e palestras em combate ao câncer de colo de útero e exames de sangue para prevenção do câncer de próstata.

O evento também contará com a programação cultural do Cinema na Praça, na quinta, 31, na Lagoa do Romão e na sexta, 01, na Agrovila São Miguel, às 19 horas.