A Justiça Federal no Tocantins condenou Valdeci Barbosa Tavares pelo assalto à agência dos Correios no município de Mateiros e pelo uso de documentos falsos. Valdeci já cumpria prisão preventiva e todo o processo foi concluído em menos de 90 dias, destacando a celeridade do Juízo Federal.
A sentença, que foi proferida na última segunda-feira, 28 de outubro, pelo titular da 4ª Vara Federal, fixou a pena de 05 anos e 08 meses de reclusão, 03 meses e 15 dias de detenção, além da suspensão dos direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação. O réu ainda foi condenado ao pagamento de 53 dias-multa à base de um trigésimo do salário mínimo vigente ao tempo dos fatos.
De acordo com os autos, em 24 de julho deste ano, Valdeci Barbosa Tavares praticou o assalto à agência dos Correios em Mateiros. Na ocasião foram levados aproximadamente dois mil e quinhentos reais. E, ao ser abordado por policiais militares quando se encontrava em ônibus que saía de Mateiros em direção a Palmas, no dia 28 de julho, Valdeci teria atribuído a si falsa identidade. Após ser conduzido ao Departamento de Polícia Federal, novamente atribuiu a si identidade falsa.
O acusado foi reconhecido pelos funcionários dos Correios de Mateiros como sendo o responsável pelo roubo. Em seu depoimento, o réu negou a prática do crime.
Para a Justiça Federal não resta dúvida sobre a autoria do crime. Comprovado ao longo da instrução por meio das imagens das câmeras de segurança e pelo depoimento dos funcionários.
Autos nº 5276-91.2013.4.01.4300 (Ascom Justiça Federal)